Páginas

quinta-feira, 16 de julho de 2015

[8302] - SURTO DE MENINGITE EM CABO VERDE...

André Amaral, Expresso das Ilhas. 

Director Nacional de Saúde, Tomas Valdez, fez hoje um balanço do surto de meningite que está a afectar o país.

Segundo este responsável, no período entre 1 de Janeiro e 12 de Julho tinham sido registados, em Cabo Verde, 103 casos de meningite viral, sendo que destes 83 ocorreram na Praia.
Tomás Valdez acrescentou que, no caso da capital, nas últimas cinco semanas, foram registados 38 casos sendo que 23 foram diagnosticados na Achada de São Filipe e os restantes 13 no bairro de Ponta d'Água.
"A maioria dos casos são de meningite viral", adiantou ainda o Director Nacional de Saúde.
No caso da meningite bacteriana, Tomás Valdez explicou que foi realizado um total de "627 exames no Hospital Agostinho Neto, no Hospital Regional de Santiago Norte e no Hospital Regional do Fogo" e que de todos esses exames "apenas 20 tiveram resultado positivo para meningite bacteriana, a maioria deles em Santiago Norte".
Tomás Valdez adiantou ainda que "mais de 50 amostras vão ser enviadas para o Instituto Pasteur, em Dakar, para se descobrir qual a espécie de vírus" que está a causar este surto de meningite.
A meningite viral é uma doença grave que provoca sintomas como dor de cabeça forte, febre e rigidez do pescoço, devido à inflamação das meninges, que são o tecido que envolve o cérebro e a medula.
Geralmente, a meningite viral tem cura e é mais fácil de tratar que a meningite bacteriana, sendo apenas necessários remédios analgésicos e antipiréticos para aliviar os sintomas. Saiba mais sobre meningite bacteriana.
A meningite viral é contagiosa, e, por isso é importante adoptar medidas de prevenção, como lavar as mãos e evitar o contacto próximo com pacientes, especialmente durante o Verão, que é quando a doença é mais frequente.
quarta, 15 julho 2015

Sem comentários:

Enviar um comentário