Páginas

sábado, 12 de setembro de 2015

[8455] - FOTOTECA, JÁ!!!


Foto Melo - Imagem da chegada a S. Vicente do Presidente da Republica Portuguesa, General Craveiro Lopes, em Fevereiro de 1969...

O porquê desta fotografia repousa, na essência, no comentário deixado pelo amigo Djack no "post" anterior, sobre a necessidade de criar, no Mindelo, junto da Câmara Municipal, uma Fototeca que registe e conserve para a posteridade acontecimentos e pessoas que, de uma forma ou de outra, estão ligados à História da Ilha e do agora País..
No passado remoto e recente não faltam artistas da fotografia cujo espólio representaria importante acervo que poderia constituír a espinha dorsal de uma tal iniciativa e, assim, de repente, recordamos os nomes da Foto Progresso, da Foto Melo, de Nhô Djunga, de Júlio Vitória e seu filho Orlando, do Silvestre Rocha, do Djô Martins e tantos, tantos outros...
Arrozcatum junta, pois, a sua voz à do mnine de Soncente, Djack de Cuptania, em mais uma iniciativa de criar algo que ajude a participar na preservação da memória de uma terra e de um povo que tanto têm para contar...Quem é que junta a sua voz às nossas?!

2 comentários:

  1. Esta ideia da FOTOTECA é muito feliz: pelo menos conserva-se num lugar digno a memória da cidade. O que é preciso é fazer o levantamento de tudo o que existe e juntar todo estes espólios !!

    ResponderEliminar
  2. No casarão da Pracinha da Igreja, ninguém tem ouvidos (nem pulso)...

    Braça cega,
    Djack

    ResponderEliminar