Páginas

domingo, 1 de novembro de 2015

[8604] - MINDELO AO ABANDONO, NO DESCASO E SEM DONO...




ESTADO DE DEGRADAÇÃO DE UM EDIFÍCIO QUE DEVERIA
SER CONSIDERADO MONUMENTO NACIONAL MAS
CAMINHA A PASSOS GIGANTESCOS PARA A RUÍNA...
É VERGONHOSA A INCÚRIA DE TODAS AS
ENTIDADES RESPONSÁVEIS PELA
DESTRUÍÇÃO DESTE NOSSO
LICEU GIL EANES...
(Título do Post e Fotos de Silva António)

6 comentários:

  1. O Estado Avançado de Degradação do Liceu Velho (Ex Gil Eanes) : a enésima denúncia
    A denúncia desta vez tem o epicentro no facebook no blogue de Silva Antonio e é claro que ArrozCatum dá o enfoque máximo ao caso: o estado Avançado de Degradação do Liceu Velho (Ex Gil Eanes) é uma ofensa à dignidade da ilha de S. Vicente e de todos os mindelesnes que se prezam. Esta casa que foi a mais prestigiada casa de Cabo Verde, por onde passou toda Inteligentzia cabo-verdiana do século XX deve ser completamente restaurada e dignificada sem delongas. As autoridades da Praia, que pensam gastar dinheiro à tripa forra dinheiro em campanhas eleitorais e caça aos votos, que pensem duas vezes !!!

    ResponderEliminar
  2. Tanto, mas tanto, que este assunto já foi objecto das nossas denúncias. E nada se faz, enquanto não parece haver hesitação perante situações idênticas na cidade da Praia. E dizer que funciona no edifício a sede da reitoria da Universidade de Cabo Verde.

    ResponderEliminar
  3. Agradecer ao Sr. Zito Azevedo pela publicação e ao amigo Jose Fortes e ao Sr. Adriano Lima pelos comentários. Aproveito para fazer dois reparos
    1 - O titulo original eº MINDELO AO ABANDONO, NO DESCASO .....e não MINDELO AO ABANDONO, NO DESCANSO ...
    2 - Convém responsabilizar os MINDELENSES no geral e principalmente as Autoridades e Entidades LOCAIS por não agirem em conformidade e com firmeza. Muita inercia, incompetência, cobardia e servilismo dos poderes locais. Veja-se o que se fez quando a "metrópole" mandou encerrar o Liceu Gil Eanes. AGIU-SE...não se "botou"culpa em Lisboa ou na Praia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo, como dizia um velho camarada de infância, o "Sr." está no céu...
      As minhas desculpas pelo lapso e, quanto ao ponto 2, absolutamente de acordo...As entidades responsáveis são todas: nacionais, regionais e locais, mais aquilo que parece ter morrido no Mindelo - A SOCIEDADE CIVIL...Esta, que normalmente está associada à chamada classe média sofreu, necessáriamente, a erosão provocada pela constante menorização das chamadas forças vivas de S.Vicente, ostracisadas pelo Poder Central em todas as vertentes - comércio, industria, serviços, funcionalismo, etc...Onde para o inconformismo dos mindelenses?!

      Eliminar
  4. Eu deixo aqui uma grande interrogação: PORQUÊ!!!! O Liceu Gil Eanes é um edifício centenário e com uma importância histórica por isso diria que é PURA MALDADE, contra o povo de S. Vicente e contra todos os que por ele passaram, incluindo grandes vultos da nossa história. Se me provarem que não é por maldade diria então que é por ignorância e quem é ignorante não merece ocupar cargos no governo. Mas todos nós sabemos que a história é bem outra. A sociedade civil não se organiza, não reinvidica, não protesta na rua, não bate o pé e limita-se a engolir. Já é tempo de sair das redes sociais e ir para a rua. Os próprios estudantes que são acolhidos neste edifício não piam, não reclamam. Será que estão contentes com as condições degradantes do edifício onde estudam? Este edifício precisa urgentemente de uma obra grande de fundo e não é umas pinturinhas, com tintas oferecidas que o vai salvar. E o interior como estará?

    Matrixx

    ResponderEliminar
  5. Porque é que este edifício não é elevado a Património local pela Câmara e Salvaguardado, já que a Praia não liga nenhuma por tudo o que sobra nesta ilha qua já está bastante degradado, pelo que Património Nacional é para esquecer!! E o Instituto do Património.? Cadê a Curadora?

    ResponderEliminar