quarta-feira, 16 de março de 2016

[9013] - USE...E ABUSE! ...


Sabes o que acontece ao teu corpo quando come bananas muito maduras? Nem imaginas!

Muita gente não sabe disto, mas comer bananas maduras tem um efeito no nosso corpo que nunca sequer imaginaste!
A banana madura ajuda a aumentar o número de leucócitos e a reforçar o sistema imunológico.
Além disso, melhora a saúde cardiovascular e favorece a absorção de cálcio.
A banana é uma fruta deliciosa que deveria ser incluída, de forma mais frequente, na nossa dieta, não apenas pelo seu agradável sabor, mas também porque está comprovado que contém nutrientes muito importantes que ajudam a melhorar a saúde do organismo.
Graças a uma pesquisa recente podemos conhecer outros benefícios das bananas, e mais especificamente, das que estão bem maduras.

As bananas contêm o Fator de Necrose Tumoral
Na medida em que as bananas vão amadurecendo, vão desenvolvendo uma série de manchas escuras e pretas que invadem quase toda a casca.
Alguns preferem evitar as bananas neste estado, já que são mais doces e sua textura pode parecer não tão agradável.
O que poucos sabem é que quanto mais manchas escuras tenha a banana, mais benefícios ela trará ao organismo e, em especial, ao sistema imunológico.
Numa pesquisa japonesa recente, descobriu-se que as bananas maduras contém uma citosina chamada Fator de Necrose Tumoral (FNT), que é liberada por algumas células do sistema imunológico, e que tem efeito sobre outras células do corpo.
Esta é a que fornece as propriedades que nos ajudam a combater o cancro. Seu efeito é tão poderoso que pode ajudar lutar contra as células tumorais anormais que estão presentes no nosso corpo.
A função da citosina é comparada com a do lentinano, que é um imuno-estimulante químico que se aplica por via intravenosa e actua como um agente anti-cancerígeno.
O efeito aumenta com a sua maturidade, ou seja, quanto mais madura seja a fruta, maior será seu efeito anti-cancerígeno.
À medida que as frutas amadurecem, vão acontecendo mudanças em relação ao seu valor nutricional, aumentando ou diminuindo duas propriedades.
No caso das bananas, comprovou-se que quanto mais madura elas forem maior o nível de antioxidantes que se concentram.
Além disso, quando ela já tiver muitas manchas escuras, o conteúdo de amido muda para açúcares simples, que são mais fáceis para digerir.

Em um estudo feito por cientistas japoneses, foram realizadas provas associadas com o consumo de diferentes frutas maduras: a banana, a uva, a maçã, o abacaxi, a melancia e o caqui.
Ao final da investigação, concluiu-se que a banana madura é mais benéfica que as outras frutas, já que tem a capacidade de aumentar o número de células brancas no sangue e reforçar o sistema imunológico.
Para aproveitar este importante benefício da banana, recomenda-se comer uma ou duas ao dia.

Aumenta as defesas e nos afasta das doenças
Os cientistas consideram que quanto mais madura a banana for, maior concentração de Fator de Necrose Tumoral terá.
Acredita-se que o número de defesas e de células brancas pode aumentar em até 8 vezes, em comparação com as bananas que são verdes ou que estão frescas.

Que outros benefícios trazem as bananas maduras?
O facto de terem compostos anti-cancerígenos deveria ser uma razão mais que suficiente para incluí-las com mais frequência na nossa dieta.
Não obstante, para que não fique com dúvidas, apresentamos outros importantes benefícios que são conseguidos ao comer bananas maduras.

Boa saúde digestiva
Uma banana média contém até 3 gramas de fibra, que contribui para o bom funcionamento intestinal e facilita a circulação dos alimentos no trato digestivo.
Supõe-se que é uma fonte natural de electrólitos, que, de um modo geral, são perdidos quando sofremos diarreias.
Também contém compostos prebióticos, como os fruto-oligossacarídeos, que ajudam a conservar as bactérias boas presentes no organismo.

Melhora a saúde cardiovascular
Por serem ricas em potássio, as bananas maduras diminuem as concentrações de sódio, que podem causar retenção de líquidos e afectar a saúde do coração.
Em uma análise de 11 estudos publicados na revista “Journal of the American College of Cardiology”,determinou-se que as pessoas que introduzem alimentos ricos em potássio à dieta, poderiam reduzir os riscos de padecerem de acidentes cerebrovasculares e doenças coronárias.

Saúde dos ossos
Uma pesquisa realizada pelo Centro de Informação de Micronutrientes do Instituto Linus Pauling de Óregon (Estados Unidos) revelou que uma dieta rica em potássio diminui o risco de uma pessoa sofrer com osteoporose.
As bananas maduras são fontes de potássio e, como se fosse pouco, os frutooligossacarídeos contribuem no aumento da absorção de cálcio, o que poderia, ao mesmo tempo, fortalecer os ossos.


QUANTO MAIS MADURAS...MELHOR!!!

(Pesquisa Tuta Azevedo)

4 comentários:

  1. Ê sempre pertinente trazer a público informações como essas pois muitos desconhecem as virtudes de certos alimentos que comem, sobretudo o que vem da África.
    Quero citar aqui algo que sucedeu comigo num stand de frutas e legumes onde raramente ia comprar por os preços serem ali dos mais elevados. Vi uma umas bem madurinhas e pedi que me vendessem dessa qualidade. A senhora informou-me que aquelas não, que estavam estragadas. Insisti e quiseram dar-mas. Recusei.
    Acabei por comprar as bananas que queria e, com ar meio trocista, expliquei que aquelas eram as melhores, sobretudo para bolos e doces.
    Meus amigos, nunca mais deitaram-nas fora e passaram a ensinar aos clientes que essa qualidade era a melhor. E iam passado as receitas a quem as desconhecia
    Comme quoi...

    ResponderEliminar
  2. Ainda bem que assim é, pois para nós, aqui nas ilhas é a fruta de todo o ano. O interessante é que cá em casa, a minha gente só considera a sobremesa, quando há banana na mesa.
    Já não direi nada em contrário...

    ResponderEliminar
  3. Não sou grande apreciador de banana, principalmente daquelas que vêm da América Central. As de Cabo Verde e da Madeira são mais doces. Eu já conhecia a divulgação desta característica benéfica da banana muito madura. Mas vá-se lá saber onde está a verdade e onde está um estratagema para evitar desperdícios nos circuitos comerciais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pelo menos aqui, com os franceses, não sucede o que dizes. São exigentes e logo assim que aparecem as manchas, renovam o stock Antes mandavam tudo para o lixo mas, este ano, assinaram um acôrdo com o Estado para não desperdiçaram. Assim os "invendàveis" vão para as associações caritativas que recuperam, sobretudo, légumes e laticinios.

      Eliminar