Páginas

segunda-feira, 16 de maio de 2016

[9207] - A FAMILIA, PILAR SOCIAL...

O Governo considera uma prioridade trabalhar para que as famílias, independentemente da sua estrutura ou dos recursos de que dispõem, usufruam de condições que lhes permitam assegurar o bem-estar físico e emocional dos seus membros, especialmente dos dependentes, assim como a transmissão dos valores éticos, morais e culturais inerentes à nossa sociedade.

Esta é a mensagem de Maritza Rosabal Peña, ministra da Educação, Família e Inclusão Social, ontem, 15 de Maio em que se celebrou o Dia Internacional da Família.

Segundo a governante, impõe-se reflectir e aprofundar o nosso olhar sobre a função social da família porque as responsabilidades familiares não podem ser olhadas apenas como meras questões domésticas ou individuais. Isto porque, ressalva, a família é a base imprescindível para que a estrutura socioeconómica funcione e é nela que se reproduz a vida, tanto presente como futura.

“Ela constitui o nosso espaço mais íntimo de vivências, alegrias, perdas e sonhos. Mas sobretudo é no âmbito doméstico e familiar que se satisfazem as necessidades quotidianas de alimentação, higiene, saúde, cuidado de crianças e adultos, das pessoas idosas e das pessoas doentes. Sendo assim, é no âmbito familiar que se garante verdadeiramente a manutenção e a reprodução da própria vida e dos valores éticos e morais da nossa sociedade e da nossa cultura”, lê-se na mensagem da titular da pasta da EFIS que também enaltece as famílias pelo seu contributo na construção de nossa sociedade”.

Maritza Rosabal Peña também enviou uma mensagem “de consolo e condolências às famílias enlutadas pelos trágicos acontecimentos recentes". Ainda, na mesma mensagem assegura que o Governo está empenhado em "continuar a prestar o apoio necessário e a nossa solidariedade”.

Em jeito de remate, a ministra reitera o desejo e o empenho de todos para continuar a trabalhar em prol do desenvolvimento de " uma família mais forte e consequentemente uma Nação mais inclusiva, mais coesa e mais próspera".

Sem comentários:

Enviar um comentário