Páginas

segunda-feira, 13 de junho de 2016

[9319] - AVE-DO-PARAÍSO...

Paradisaeini é uma tribo de aves passeriformes da família Paradisaeidae, com 14 Gêneros e cerca de 43 espécies das chamadas aves-do-paraíso. A característica mais marcante das aves-do-paraíso é a plumagem exuberante dos machos da maioria das espécies, utilizada como ornamento nos rituais de acasalamento. 

O grupo é típico da Australásia e está presente nas regiões tropicais do Norte da Austrália, Nova Guiné, Indonésia e Ilhas Molucas. As aves-do-paraíso habitam principalmente zonas de floresta tropical e manguezais.  As plumas das aves-do-paraíso são bastante importantes nas sociedades nativas da Nova Guiné como símbolo de estatuto social. Quando a ilha foi descoberta e explorada por naturalistas europeus, as aves-do-paraíso causaram sensação pelo seu exotismo e diversidade. 

As plumas tornaram-se num adorno habitual nos chapéus das senhoras das classes média e alta, enquanto que os museus de história natural e colecionadores privados competiam pelo maior número possível de exemplares taxidermizados. No final do século XIX, princípio do século XX, foram abatidas muitas aves-do-paraíso para estes fins e muitas espécies ficaram à beira da extinção. Hoje em dia o IUCN lista apenas 12 aves-do-paraíso, mas todas as espécies do grupo estão protegidas na Papua-Nova Guiné e Irian Jaya. A importação de plumas de aves-do-paraíso é proibida na maioria dos países.

N.E. - A bela ave retratada no "post" 9317 é, como o Valdemar aventou, uma ave-do-paraíso que, pela sua beleza, bem merecia uma referência mais pormenorizada...

1 comentário:

  1. De como a vaidade a futilidade humanas chacinam o que de mais belo e esplendoroso tem a natureza.

    ResponderEliminar