Páginas

quinta-feira, 7 de julho de 2016

[9415] - PRESERVAÇÃO PATRIMONIAL...





Seminário Intercalar: “Historia, Memoria, Urbanismo e Arquitectura em Mindelo". 
Há dias (2/Jul) tive a oportunidade de participar na parte final do “Seminário Intercalar: Historia, Memoria, Urbanismo e Arquitectura em Mindelo”, promovido pelo Grupo Nacional de Trabalho, ” a convite da investigadora e professora universitária Celeste Fortes a quem aproveito para agradecer a amabilidade.
Do programa dessa parte final constavam apresentações como “O eclético, o moderno e os modelos na arquitectura” (Carlos Emanuel Santos), “Entre a arquitectura colonial português e arquitetura vernacular inglesa” (Samuel Santos), “Espaços e ruas: património arquitetónico, memorai colectiva (re)posicionamentos identitários e Património arquitectónicos de Mindelo: perspectivas teórica e audiovisual sobre a memoria. Identidade e interpretações na arquitectura” (Celeste Fortes e Ângelo Lopes).
Uma excelente iniciativa. Os meus parabéns aos promotores e felicitações aos conferencistas pela profundidade no tratamento de um tema tão pertinente mas muita e diversa complexidade. 
São Vicente precisa enormemente deste tipo de iniciativas.
No período do debate lancei o desafio aos presentes para se movimentarem no sentido de preservação do edifício do CONSULADO INGLÊS e a sua transformação num CENTRO CULTURAL INGLATERRA CABO VERDE (ver o impacto no turismo de qualidade), da valorização do papel maior que o LICEU DE CABO VERDE e do SENADOR VERA-CRUZ em particular e do atual EDIFÍCIO onde funciona o Centro Nacional de Artesanato ser mostrado como principalmente como sendo do LICEU DE CABO VERDE… Entre outros assuntos menos convenientes!

Silva António

Sem comentários:

Enviar um comentário