Páginas

domingo, 24 de julho de 2016

[9488] - O FILÃO NORUEGA...


Noruega é capaz de ser o país mais desenvolvido do mundo e, segundo parece, não sabe o que fazer ao dinheiro. Tem mais de 800 mil milhões de euros disponíveis para investir, dividendos do petróleo que transformou o país num dos mais ricos do mundo. E há oportunidades para Portugal.. e não só...
A Noruega tem uma velha ligação afectiva com Cabo Verde, desde os tempos em que a sua célebre frota de baleeiros, os famosos Whale Boats, lotavam o Porto Grande de S.Vicente...
Ofereceram a Escola Náutica a Cabo Verde mas não consta que, apesar deste clima de sã convivência, algum governante cabo-verdiano tenha, alguma vez, posto um pé na Noruega para agradecer... (Adaptado de um texto de Jose Manuel Almada Dias)

1 comentário:

  1. Os navios noruegueses eram dos mais assíduos frequentadores do Porto Grande. E a gratidão, de facto, é coisa que parece ter sido apagada do mapa do coração cabo-verdiano. Como se toda a gente tivesse obrigações para com Cabo Verde.
    Por acaso, tive experiências de ajuda e solidariedade para com duas situações particulares e fiquei surpreendido ao verificar que não houve reconhecimento do que fiz. Se houve, não foi visível. Foi então que ganhei a ideia de que alguma coisa terá mudado na nossa terra depois da independência.

    ResponderEliminar