Páginas

segunda-feira, 1 de agosto de 2016

[9510] - ATUM...SEMPRE!


Esta foto tem todo o aspecto de ser antiquíssima, pois até o balaio é de modelo pouco ajustado à venda porta-a-porta que a cena sugere...Trata-se de uma imagem publicada na obra "Seroantropologia das Ilhas de Cabo Verde",(Almerindo Lessa e Jacques Ruffié- Lisboa 1957) e foi-nos amávelmente cedida pelo amigo Joaquim Saial porque no topo do conteúdo do velho (antigo) balaio estão os vestígios de um atum de boas dimensões...Obrigado!



6 comentários:

  1. A foto é de São Vicente e cheira integralmente a São Vicente e a... Praia de Bote. E sendo o livro de 1957, a foto será mais ou menos desse ano - isto é, cinco anos antes de eu chegar ao local.

    Braça atunal (não confundir com outonal, nestes dias de verão e de calma)
    Djack

    ResponderEliminar
  2. Esqueci-me de dizer que faz parte de um conjunto de 27, todas de São Vicente, publicadas no dito livro.

    ResponderEliminar
  3. Isto é inconfundivel, inigualàvel. E essa charmante mulher vem de Salamança ou de S.Pedro. Se não é esta foto é uma gémea que tenho na memôria, obra que bem pode ser dos Melo (pai e/ou filhos) como do "telegrafista, reporter-amador" José Vitôria que deixou grande espôlio.
    Tenho orgulho em dizer que conheci-os todos, os Melo e José Vitôria, nomeadamente o Vitôria funcionàrio da Western.

    ResponderEliminar
  4. Val, a foto, para ser do José Vitória, teria de ser antiga, anterior a 1957, data da célebre mesa redonda. O José Vitória morreu na década de quarenta.

    ResponderEliminar