Páginas

segunda-feira, 29 de agosto de 2016

[9616] - ESPECIAL AZEITONAS...

Você é daqueles que gostam de azeitonas?
E sofre com aquele problema do liquido em que elas são vendidas criar um bolor aborrecido que só se evita colocando os frascos no frigorífico o que é desaconselhado pelos especialistas?
Pois é...É um aborrecimento ter que estar sempre a mudar a água, até as pobre das azeitonas ficarem sem gosto, desenxabidas,   o que obriga a colocar um pouco de sal, uma folha de louro, alguns orégãos, enfim, uma série de truques que a gente inventa para combater o tal bolor que, no entanto,  acaba sempre por vencer...
Andei por aí a vaguear na Net e encontrei um Blog chamado CHILLI COM TODOS, com umas dicas sensacionais para conservar azeitonas e vencer, definitivamente, o incomodativo bolor...




...oooOooo...


Azeitona conservada em salmoura

Azeitona conservada juntamente com o tempero numa solução de água, sal e vinagre. Esta opção permite conservar a azeitona durante muitos meses. Favorece também a fermentação natural aumentando a complexidade do seu sabor.
Pode optar por conservar as azeitonas sem o tempero e temperar apenas quando servir. Eu gosto de fazer logo tudo.

Ingredientes para a salmoura*
Para 1 litro de solução de salmoura

1 litro de água mineral
90g de sal integral
100ml de vinagre de vinho branco
Azeite, o suficiente para cobrir

* A solução de salmoura deverá ter uma percentagem de 5% a 12% de sal por cada 100ml de água. Se encher muitos frascos pode duplicar ou triplicar a receita. O importante é que mantenha as proporções.

Ingredientes para temperar azeitonas
Para um frasco pequeno que levará cerca de 170g de azeitonas (vulgar frasco de compota); o frasco deve estar esterilizado

1 raminho generoso de tomilho fresco
1 folha de louro
1/2 rodela de limão
1 dente de alho fatiado
1/2 colher de chá de sementes de mostarda amarela
1/2 colher de chá de pimenta preta em grão
1/2 chilli seco ou fresco com sementes
Procedimento

Num recipiente grande misture a água com o sal e o vinagre. Mexa bem com uma colher até dissolver totalmente o sal.
Coloque os temperos no fundo do frasco.
Encha o frasco com as azeitonas. Tenha atenção para não o encher demasiado, deixe a espessura de um ou dois dedos de espaço livre.
Cubra as azeitonas com a salmoura e de seguida com uma camada espessa de azeite para que nada fique exposto ao ar. Pode desenvolver-se bolor nas azeitonas se não ficarem totalmente submersas.
Feche o frasco e guarde na despensa durante pelo menos dois meses. (Eu abri um frasco duas semanas depois, estavam óptimas e já tinham adquirido bastante sabor)
Pode consumir as azeitonas directamente do frasco, ou servi-las com um fio de azeite, alho picado e sementes de coentro esmagadas.

Azeitonas temperadas 
Azeitona desidratada conservada em azeite
(baseado nesta receita)
Esta é uma novidade para mim, experimentei este ano pela primeira vez.

Ingredientes
Para um frasco pequeno (vulgar frasco de compota); o frasco deve estar esterilizado

Cerca de 170g de azeitonas curtidas
Azeite extra virgem, para cobrir
1/2 chilli fresco picado
1 dente de alho picado
Casca de meia laranja
Sal integral e pimenta a gosto

Procedimento

Aquecer o forno a 100º.  Secar bem as azeitonas com um pano. Coloca-las num tabuleiro dentro do forno até ficarem “enrugadas”.
Encher o frasco com as azeitonas e tempere com o chilli, o alho, a casca de laranja, uma pitada generosa de sal e um pouco de pimenta.
Cubra totalmente com azeite e feche o frasco. Deixe repousar algumas semanas antes de comer, agitando o frasco de vez em quando. Conserva-se por alguns meses na despensa.

DEPOIS DIGA SE RESULTA...

2 comentários: