Páginas

terça-feira, 27 de setembro de 2016

[9721] - ANTROPOLOGIA CULTURAL...


Diâmetro 1,8 cm

O AMULETO DOS TRÊS VINTÉNS...
.
Pela primeira vez, em Portugal, no reinado de D. Pedro II, se cunhou a moeda de três vinténs, de prata. E foi sendo cunhada até ao fim do reinado de D. Miguel que terminou em 1834 pela convenção de Évora-Monte. Nos reinados seguintes desapareceu esta simpática moedinha, embora continuassem em circulação as anteriormente cunhadas.
Esta moeda de prata, pequenina, tem, para os estudiosos da antropologia cultural, um encanto especial. É que a ela anda ligada uma tradição de séculos e uma expressão linguística corrente ainda hoje, embora com significado bem específico que todos conhecemos: aquela já não tem os três vinténs; ou já lhe tiraram os três vinténs.
Mas, vamos à história: antigamente, as mães que podiam ofertavam às suas filhas, às vezes logo no dia do nascimento, uma moedinha de prata, de três vinténs, ou seja de 60 réis a que faziam um furinho por onde passavam um fio que permitia dependurá-la ao pescoço da menina. Funcionava como amuleto para salvaguardar a pureza e a virgindade daquela jovem que durante toda a  vida o usava com orgulho.
Só com o casamento ela entregava a moedinha ao marido, ou este, orgulhoso, lha tirava do pescoço para a guardar religiosamente. Podia então a sociedade afirmar com verdade que ela já não tinha os três vinténs porque os deu ou o marido lhos tirou. Estava, pois, casada, não era mais uma menina virgem.
A peça deste mês é uma dessas moedinhas, cunhada no reinado de D. José I, em data não assinalada na cunhagem: três vinténs de prata. A marca caraterística destas moedas, como se disse, era o furinho por onde passava o fio que havia de as suspender. Todavia, a peça que hoje vos trazemos tem dois furos, não alinhados, o que, muito provavelmente, significa ter servido duas vezes: à mãe e à filha, à avó e à neta... Talvez que uma importante superstição aconselhasse que o mesmo furo não devesse servir duas vezes.
Bonito, a nosso ver, é o estudo da cultura tradicional e popular dos portugueses; e esta peça e esta história e tudo o mais que gira à sua volta, parecem-nos encantadores.

ASSOPS-Associação de Passos de Silgueiros * Rua Dr. José Assunção, 113, Passos de Silgueiros 3500-541 SILGUEIROS * Telefone: 232 952 001 * www.assops.pt * museudesilgueiros@gmail.com

1 comentário:

  1. E foi assim que se lixaram numismaticamente estas moedas que hoje têm o tal valor antropológico. Enfim, cada coisa com seu uso, cada roca com seu fuso, ou coisa parecida.

    Braça com som de prata,
    Djack

    ResponderEliminar