Páginas

segunda-feira, 28 de novembro de 2016

[9953] - EM PORTUGUÊS NOS DESENTENDEMOS...

Foto - Joaquim Saial

POST Nº 9951 - AS CRÓNICAS DE ADRIANO LIMA...

Em comentário a esta crónica do amigo Adriano, escreveu Susana Abreu no FaceBook:

 Se a língua portuguesa for posta de lado e se a longo prazo os estudantes cabo-verdianos pretenderem prosseguir os estudos superiores em Portugal ou noutro país onde se fale Português, vão ter dificuldade em entender o que se passa na aula e mais ainda em apresentar teses de mestrado ou doutoramento numa língua que não dominam. 
Acho perfeitamente legítimo que se valorize o crioulo e que se mantenha a diversidade falada em cada ilha ( cilindrar a diversidade é um tiro no pé, os idiomas resistem sempre à 'depilação' forçada) mas não consigo entender a consistência de pensamento quanto aos anti-corpos sobre o uso de uma Língua só porque é "colonial" . Sim, é uma herança de um Passado que teve momentos muito pouco recomendáveis mas estamos em 2016 e creio que queremos partilhar o futuro. As universidades portuguesas e os hospitais portugueses recebem - e muito bem - todos os cabo-verdianos que precisam delas para construir um futuro ou para recuperar a sua saúde. Foi na nossa geração que os caminhos se dividiram mas não precisamos de nos separar, de costas voltadas. Crescemos com a Liberdade e em crianças lidámos e brincámos uns com os outros como todas as crianças do mundo, sem rótulos, os portugueses aprendendo o crioulo no recreio e os colegas, português na escola. Será que um dia ainda vamos ter de falar inglês uns com os outros, para não trazer de volta o que parece ressentimento ? Bracinha apertode para bsote tude.

2 comentários:

  1. Faltam 47, para os 10.000.

    Braça contábil,
    Djack

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já que estamos falando de crioulo

      Permita-me dizer-lhe : Acabei de levar um raspanete d'um grande amigo ( Professor Universitário no Brasil), sobre como escrever a palavra "Braça" .... Drª na criol de CV câ tem "storia" de "C" na braça... deve escrever-se "brasa " ou "Brassinha"

      Quanto ao resto 100% de acordo .

      Mantenha

      Eliminar