Páginas

terça-feira, 29 de novembro de 2016

[9954] - TSF, WHISKEY & CIA.


Corria o ano de 1896 quando o italiano Guglielmo Marconi foi considerado o inventor do sistema de telegrafia sem fios (TSF), pelo que haveria, em 1909 de receber o Nobel da Física, à sociedade com um germânico que havia descoberto um metal muito interessante - a galena - por acaso também ligado aos primórdios da radiodifusão, tal como a TSF do italiano...


O que, no entanto, não será do domínio público é que Marconi, a certa altura dos seus estudos e actividades ligadas ao sistema de TSF se viu de algibeiras vazias e com muito, ainda, por fazer...
Vá-se lá saber por que ruas e vielas conseguiu um gordo subsídio de uma destilaria de whisky - neste caso,  whiskey - nada mais, nada menos do que a dos irlandeses da John Jameson & Son que, desde 1780,  fabricava uma das melhores "pomadas" do seu - e do nosso - tempo: o Jameson!


Em  boa verdade hoje, como vem sendo há mais de 120 anos, é lícito comemorar a feliz descoberta da TSF degustando um Irish Whiskey Triple Destilled "Jameson" que flui goela abaixo com um deleite semelhante ao espanto com que, na época, se terá "ouvido" as ondas hertzianas zunirem por entre as nuvens que decoram o nosso globo terrestre!

Baseado em fotos e
ideia de A. Mendes






4 comentários:

  1. Faltam 46, para os 10.000.

    Braça contábil,
    Djack

    ResponderEliminar
  2. Interessante essas particularidades na vida de grandes homens do saber...

    ResponderEliminar
  3. Boa ideia, esta do A. Mendes. Interessante texto explicativo.

    ResponderEliminar
  4. Não é de estranhar que Marconi tenha recebido "um gordo subsídio" da destilaria Jameson se soubermos que,na verdade, sua mãe era membro daquela família irlandesa.

    ResponderEliminar