Páginas

sábado, 19 de setembro de 2009

ALGUMAS CURIOSIDADES...

Como se pode ver, o terreno do jogo de futebol tem dimensões máximas e mínimas mas, e isso é compreensível, o campo não poderá, em caso algum, ser quadrado.
Antigamente não existíam bandeirolas de canto...e em todos os jogos havia problemas para se saber se era canto/pontapé de baliza ou lançamento da linha lateral, quando as bolas saíam muito perto do ângulo formado pela linha lateral e a de baliza; com a colocação das bandeirolas acabaram-se as dúvidas, Por sua vez, as bandeirolas de meio-campo, que são opcionais, quase caíram em desuso e apenas tinham a intenção de ajudar os árbitros a julgar as situações de fora-de-jogo perto da linha de meio campo.
A meia lua desenhada à frente da grande área também não existiu desde sempre. Ao que parece, terá sido a Federação Portuguesa de Futebol que chamou a atenção para o facto, pois na marcação, por exemplo, de grandes penalidades, havia jogadores que, colocando-se sobre a linha da área, ficavam a menos dos 9,15 regulamentares de distancia da bola na execução de livres.
Finalmente, refira-se que as linhas de marcação do campo, que devem ter 12 centímetros de largura foram, durante muitos anos, feitas com uma aguadilha de cal virgem. Muitos jogadores
tiveram problemas de pele e da vista ao longo dos anos sem se saber porquê quando, afinal, a culpada estava ali, bem â vista de toda agente - incluindo enfermeiros e médicos das equipas...

Sem comentários:

Enviar um comentário