Páginas

domingo, 6 de setembro de 2009

ESTÁ NA MODA !


Parece que está, de novo, na moda, a companhia aérea de "low cost" RAYANAIR que, depois de ter anunciado a sua instalação em Portugal para breve, se dá agora, também, como interessada no mercado de Cabo Verde.
É claro que, a partir de Lisboa ou para Lisboa, a concorrência já é mais que muita e em todos os escalões de preços. O mesmo não acontece, no entanto, com Cabo Verde cujas ligações aéreas são asseguradas por, apenas, duas empresas, ambas, de bandeira: a TAP-Air Portugal e os TACV.
Neste caso, espera-se que a Rayanair assegure ligações aéreas de e para todos os destinos e origens que são, agora, monopólio daquelas empresas, a preços correspondentes a 1/5 dos actuais o que será, certamente, óptimo para aproximar mais os caboverdeanos espalhados pelo Mundo e para um maior desenvolvimento do turismo. Na realidade, muitos portugueses que gostariam de visitar Cabo Verde não o fazem por se tratar de um dos destinos mais caros do Mundo por via, precisamente, dos exageradíssimos preços das passagens aéreas.
Claro que, em matéria de conforto o transporte aéreo "low cost" fica a milhas de distância do oferecido pelas linhas normais mas, para viagens de pouco mais de três horas, cremos que valerá a pena o sacrifício de viajarmos um pouco mais apertados, sem refeições nem bebidas grátis e outros mimos, por vezes, supérfluos.
Já para percursos mais longos, para destinos mais distantes como os USA, o Brasil, Angola e, por aí fora, francamente, eu não aconselharia os voos de "low cost", principalmente a pessoas com mais de 50 ou 60 anos, por razões que me parecem óbvias.
E, claro, às vezes também acontecem dramas inesperados, como sucedeu há dias no Aeroporto de Lisboa onde, uma centena de passageiros tomou conhecimento que o seu voo não se efectuaria mas também não tinha sido adiado...Na verdade, a companhia de "low cost" que deveria recolhe-los tinha, simplesmente, falido nesse mesmo dia pelo que não haveria viagem para ninguém e, quanto a reembolsos...depois se veria! Todas as rosas têm espinhos!

Sem comentários:

Enviar um comentário