Páginas

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

CABO-VERDE E A "DENGUE" ...

Parece que se agudiza de forma inesperada a questão "dengue" em Cabo-Verde onde, ao que se julga, não havia planos de contingência para enfrentar um surto desta doença, apesar de os primeiros alarmes terem já sido dados há mais de um ano, com a captura dos primeiros mosquitos causadores da moléstia que, na altura, se dizia terem entrado no pais através dos aeroportos que recebem aeronaves provindas de zonas infectadas.
Nesta altura, cremos que seria de toda a conveniencia pedir ajuda a quem tenha experiências desta doença como, por exemplo, o Brasil e, inclusivamente, a Portugal onde julgo ainda estar a funcionar um instituto de doenças tropicais que chegou a ter - e não sei se continua a te-lo - reconhecimento internacional.
Entretanto a implementação de regras de sanidade publica muito apertadas e a cujo incumprimento correspondam duras penalizações e uma ampla campanha em todos os meios de comunicação contendo informações detalhadas sobre a doença, o seu percurso, as suas causas e paliativos possíveis, são imprescindíveis. Enfim, é necessário enfrentar o surto da forma o mais eficiente e mais rigorosa possível sob pena de a situação se tornar incontrolável. Um povo bem informado é um povo saudável!

Sem comentários:

Enviar um comentário