
Certos impactos sobre a Terra podem ter consequencias catastróficas. Em 1908, um meteoro de cerca de 40 metros explodiu no céu da Sibéria, por cima do rio Turguska. O estrondo foi detectado em todo o mundo. Nas imediações da explosão foram destruídos por completo 2000 quilómetros quadrados de floresta.
Por sorte, o meteorito explodiu acima do solo, falhando por muito pouco a cidade de S.Petersburgo, que teria sido completamente destruída se sofresse o impacto do meteorito.
Por outro lado, uma das hipóteses para explicar a extinção dos dinossauros há 60 milhões de anos é a queda de um meteoro de 10 quilómetros.
Mas, a matéria extraterrestre não é, apenas, destrutiva...Foi talvez ela que semeou na Terra as primeiras moléculas de carbono de onde surgiu a vida. Além disso, a água dos oceanos, indispensável à vida, foi provavelmente trazida por cometas que entraram em colisão com o nosso planeta.
O aparecimento, o desenvolvimento e a evolução da vida na Terra está em íntima relação com a importação de matéria extraterretre.
Sem comentários:
Enviar um comentário