Páginas

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

ALEMANHA - O TRIUNFO DO CALOTE...

Foi, apenas, em 3 de Outubro de 2010 que a Alemanha acabou de pagar a ultima prestação de 70 milhões de dólares, da sua sua dívidade guerra relativa ao conflito de 1914-1918...Quer isto dizer que a Alemanha levou 92 anos a pagar as indemnizações pela destruição bélica a que o seu imperialismo a tinha levado...
Não é pois, de espantar, que o historiador Albrecht Ritschl venha, agoira, evocar vários períodos da História do século XX em que a Alemanha equilibrou as suas contas à custa de generosas injecções de capital norte-americano e do cancelamento de dívidas astronómicas suportadas por grandes e pequenos países credores.
Ritschl lembra, ainda. que em 1953 os EUA cancelaram uma parte substancial da dívida alemã, exonerando a Alemanha dos custos da guerra que havia causado e deixando-os aos países vítimas de ocupação.
E, finalmente, também em 1990 a Alemanha passou outro calote aos seus credores, quando Helmut Kohl decidiu ignorar o acordo sobre o assunto que remetia para o dia da reunificação o pagamento das dívidas de guerra. Isso era fácil de prometer enquanto a reunificação parecia música de um futuro distante, mas difícil de cumprir quando chegasse o dia...E tinha chegado !
O historiador aconselha, pois, os Bancos alemães credores da Grécia a moderarem a sua sofreguidão cobradora, não só porque a Alemanha vive da exportação e uma crise de contagio a arrastaria para a ruína, mas também porque o calote da 2ª Guerra Mundial vive na memória colectiva do povo grego !
Fonte: Ovelha Perdida

Sem comentários:

Enviar um comentário