Páginas

sábado, 7 de janeiro de 2012

AINDA AS DESLOCALIZAÇÕES...

Este é o Senhor Alexandre Soares da Costa, "manda-chuva" da Jerónimo  Martins, proprietária do Pingo-Doce e outras insignificancias...que, segundo declarou, continuará a pagar os impostos que sempre pagou só que, agora, dos 25% que pagava, só 15% ficam em Portugal...Mas, além disso, este homem notável já criou 5.000 postos de trabalho...na Polónia! Os trabalhadores portugueses, em sinal de solidariedade internacionalista, vão fazer uma demonstração publica nacional de apoio aos seus colegas polacos com a inauguração de um busto do benemérito homem de negócios no "hall" da Embaixada Polaca em Lisboa!

9 comentários:

  1. Estamos na Europa, logo nao ha deslocalizaçoes.Os portugueses no desemprego em Portugal, se forem inteligentes emigram para Polonia e vao trabalhar nessa empresa do Jeronimo. A mobilidade tem de ser regra na Europa que é pequena comparada com os Estados unidos, onde se trabalha em Washington hoje e amanha na Claifronia, e as distância é muito maior do que a de Lisboa a Varsovia.
    Enfim, a posiçao do Zito, que foi um liberal comercial, é aqui neste caso de um comunista pedindo proteccionismo e mais impostos. Hoje em dia, ou se despede e a empresa continua a dar emrpegos para os melhores preparados e ganha-se alguma coisa, ou se fecha defintiviamente e nao ha trabalho para ninguém.

    O que é que prefere 15 por cento de impostos que enriquece o PIB nacional e ha empresa dando empregos, ou 28 por cento de impostos e nao ha empresa nenhuma aqui ou ali para dar empregos?

    ResponderEliminar
  2. Dir-se-ía que, como sempre, no meio estará a virtude: nem liberal nem comunista...Só me custa ver uma empresa criar tanto trabalho quando no seu próprio país existe tanto desempregado...Eu sei que os paradigmas socio-económicos mudaram mas eu sou da época do "job for life" e quando se está na apertada curva final da existencia já é tarde para mudar...

    ResponderEliminar
  3. Eu nao tinha lido esse outro post sobre o Jeronimo mais abaixo.

    Mas você nao anda com uma pedrada contra o Jeronimo?

    Olhe que apesar de ter dito que nao é comunista tem estado a defender precisamente uma posiçao de comunista ou socialista de economia planificada.

    Oh Zito, você nao trabalhou no comércio no nosso Mindelo?

    Comércio é precisamente o liberalismo. Alias Mindelo como Porto "é paradigmatico do liberalismo comercial quer dizer negociar livremente como faziam os nossos shipshander, comerciantes, catraeiros e catadeiras.

    Acho que o Zito ficou comunista na fase terminal da vida e esqueceu-se de que a Drogaria do Leao vendia tudo, desde o prego, passando pela lata de tinta ao pao....

    Bem pao, é so para fazer a trasniçao para o Pingo doce. Mas caramba Zito, nao està a perceber que o que Portugal tem de fazer é precisamente ter uma fiscalidade igual à da Holanda, para nao perder as suas empresas?

    Oh Zito, o fisco, quero dizer o Estado é o pior ladrao que ha, pois a sua excessiva carga fiscal, so serve para alimentar oligarcas que nao produzem nada, para alem de papelada e impostos.

    Enfim, contrariamente ao que o Zito pensa, esse dinheiro que o Pingo Doce cria na Holanda circula na Europa, logo acaba por regressar a Portugal traduzido por exemplo em subvençoes para alimentar precisamente esses oligarcas e nao o povo e os comerciantes, como você foi no passado. Comerciante, no sentido de trabalhador livre entre uma casa comercial e Radio. Isto chama-se meu amigo liberalismo.

    E' o que eu digo ha muitas pessoas que sao liberais mas nao sabem! Sabe porquê? Devido à propaganda socialista de que o liberal é um selvagem e que o socialista é que ama o povo; nada mais falso!

    ResponderEliminar
  4. Alias so um liberal faz o que estou a fazer, o que voce faz com esta sua mercearia: troca de ideias, debate. Isto também é liberalismo de pensamento.

    E como vê estou a produzir para a sociedade, mas de borla.

    Quem me paga pelas minhas ideias que sempre alimentarao um debate?Estou a ser ganancioso ou solidario?

    Foram os filosofos liberais que introduziram a troca comercial, a troca das idfeias, o debate e a filantropia, e nao os comunistas e os socialistas!!!!!

    ResponderEliminar
  5. Este nosso prezado "Anónimo" Penso que mudaria radicalmente de opinião se as grandes empresas "caboverdianas" mudassem a sede social para o paraíso fiscal das Ilhas Caimão...
    - Caimão... porque não sei se a ilha Sta Luzia é uma off-shore...

    E que tal os catraeiros e catadeiras... pagarem 10% impostos em Dakar?

    Bons negócios...

    ResponderEliminar
  6. Nem tudo é o que parece e se esta "loja" fosse comunista, as suas e outras palavras seríam filtradas previamente e, certamente, não veríam a luz, pelo menos nesta janela...
    Eu sou o que sou e como sou! Não tenho rótulo politico - nunca o tive - e dou-me ao luxo de pensar sobre as coisas de acordo com as minhas próprias convicções...Se, umas vezes, a análise cheira a esquerda, que o seja, se cheira a centro, que o seja, se cheira a direita, que o seja aos olhos alheios...Amo e odeio com a mesma convicção intrinseca e não porque este ou aquele pensador, este ou aquele filósofo assim cantaram...Tenho direito às minhas convicções e se elas, pelo menos, despertam antagonismo ideológico e o livre debate, aqui estamos, de peito aberto e virgem às influencias da geo-politica e da geo-economia...A cada um, a sua verdade!
    Obrigado pela presença anónima mas salutar...

    ResponderEliminar
  7. Em primeiro lguar o Amenddes anda mal informado pois em Cabo Verde nao ha "grandes empresas"! Ou entao aquelas que pode ser tidas como grandes emrpesas, sao portuguesas.
    Em segundo lugar pequenas ou grandes empresas, nao està no horizonte mental Cabo Verde tranferi-las para Caimao. Razao pela qual nao sao grandes.
    Os mandoes em Cabo Verde sao tao pequenos que nao conseguem olhar garnde para irem para as Caimao e tao pouco mandar as nossas catadeiras pagar 10 por cento de impostos em Dacar. Logo, o Amendes nao respondeu às minhaS criticas feitas à analise do dono da loja.

    Pois bem Zito, eu sei que você nao é comunista; mas a maneira como dfefende o seu ponto de vista em relaçao a patroes, é uma leitura mesmo MARXISTA. E' o paradoxo pois eu sei que você foi corrido de Mindelo pelos MARXISTAS do PAIGC.
    Quanto a convicçoes e ideias proprias, meu caro, nada é nosso; O homem é um ser que imita tudo. Tudo o que fizemos nos vem de alguma parte. E se você tem convicçoes, como diz, logo tem de ter ideias politicas. Ter convicçao politica nao implica necessariamente que pertencemos a este ou aquele partido. Mas podemos professar as mesmas ideias politicas e ideologicas que coincidirao com este ou aquele partido de direita ou esquerda, logo, passamos a ser conotados com A B ou C.

    E' inevitavel e nao ha nada a fazer. Logo, pode nao querer aceitar o que os filosofos disseram mas o seu odiar ou amar, terà que ser necessarimanete enquadrado no pensamento deste ou daquele filosofo, porque é assim a historia das ideias politico-filosoficas.
    E' assim e nao ha nada a fazer. Ou entao o Zito tem de criar conceitos proprios e originais criando assim a sua propria escola, o seu proprio pensamento filosofico para destronar Aristoles, Kant, Adam Smith, Hayek etc etc. Tenho pena em dizer-lhe Zito, mas eu e você nao dizemos nada de original; apenas repetimos ideias e palavras que outros que sao venerados como classicos, que queiramos quer nao, disseram antes e que sao referências culturas de civiliaçoes universais....

    ResponderEliminar
  8. Não me agrada a ideia de uma ideossincracia genética, que nos coloca na ordem de clones não filósofos da Criação...Não acredito que a Humanidade seja o fruto de uma mão-cheia de pensadores iluminados que a gente pode respeitar mas não pode ser obrigada a seguir o que, fran camente, parece que reduziria este mundo ao branco e ao preto quando, afinal, tudo parece ser cinzento...Não discuto a influencia externa na formação do nosso "eu" mas também me nego a pensar que nesse "eu" nada haja de "meu" e, por favor, se acha que não, deixe-me, pelo menos, viver nessa ilusão!

    ResponderEliminar
  9. Claro, claro, ja tem cabelos brancos suficientes para ser senhor e dono da sua ilusao!!!!

    ResponderEliminar