
Por vezes, comentários a este ou aquele "post" trazem à baila o problema dos crioulos de Cabo Verde e das dúvidas e indecisões sobre como tratar a sua diversidade num esquema de línguas nacionais ou como se lhes quiser chamar...Talvez seja, pois, útil, trazer à colação o que se passou ou passa nos outros PALOP espalhados pelo Mundo, nesta matéria.
Em Angola, o Português é a Língua Oficial, tal como outras três línguas africanas representando estas mais de 90% da população, num universo em que 60% fala ou entende a Língua Portuguesa.
Em Moçambique, o Português é, igualmente, a Língua Oficial a que se juntam outras 10 Línguas Nacionais.
Na Guiné-Bissau, o Português, como Língua Oficial, coexiste com um crioulo de raiz portuguesa e algumas línguas africanas.
Em S.Tomé e Príncipe o Português é, também, a Língua Oficial, sendo reconhecidos 3 crioulos de raiz portuguesa.
E, por estranho que possa parecer, em Timor existe o maior numero de línguas de toda a lusofonia. O Português e o Tétum são as Línguas Oficiais, prevalecendo o Português nos casos de duvidosa interpretação em Tétum. Para além, destas. existem mais 15 línguas no território, a que se juntam mais duas, o inglês e o indonésio, que são consideradas "línguas de trabalho".
Será que, desta imensa amálgama poderá sair uma solução para o caso de Cabo Verde?
Sobre Cabo verde eu ja dei o meu ponto de vista sobre linguas que podemos ou devemos ter, destacando o português que nos liga entre as ilhas e à lusofonia e o mundo!
ResponderEliminarSobre os outros paises, està tudo dito, mas nao é Timor que tem maior numero de linguas..
Efectivamente pouca gente sabe mas o Brasil tem para além do português (que para mim é um crioulo com os nossos crioulos) dizia no Brasil ha mais de 100 linguas...
A minha opiniao e' que Estes que falam da alupec e' bazofia e mais nada!
ResponderEliminarDechano fala di nos manera!
ManuMoreno
Kel abxom di kuraxom!
O Brasil é, óbviamente, outra história e o m/ comentário apenas refere os Palop...De resto, parece que estamos, todos, de acordo, a menos que apareça alguem a dizer o contrário, como se espera...
ResponderEliminarNao, o seu comentario refere também Timor!Foi o que me fez falar também no Brasil...
ResponderEliminarMEA CULPA...
ResponderEliminar