As Agências de Notação Financeira, especialmente as americanas, atiraram-se, de novo, aos 17 europeus do Euro e poucos escaparam à sanha dos cortes de "ranking"...Dizem os especialistas no assunto, que este movimento, do ponto de vista estritamente financeiro, não tem justificação plausível e apenas se pode situar na área de uma luta, pouco surda, entre as duas moedas de referencia (por enquanto...) actuais, o Dollar e o Euro...
Na realidade, quando, recentemente, uma das Agências admitiu a hipótese de beliscar o "ranking" norte-americano, bastou o Presidente Obama dar um berro na Casa Branca para o Presidente da Agência ser demitido...Ora, os europeus não berram e, por isso, não são ouvidos, quando toda gente sabe que a monumental dívida externa dos EUA se não conseguir ser negociada a juros muito baixos, o barco não se aguenta. A descida eventual do "ranking" americano, fazendo subir os juros para negociações da dívida, abriria uma brecha difícil de colmatar na confiança dos mercados no Dollar face ao Euro o que, como é mais do que evidente, não interessa às autoridades norte-americanas...Então, vá de desacreditar o mais possivel as economias que sustentam o Euro numa luta mais que evidente de protecção ao Dollar americano...Luta desleal, convenhamos
-P.S. - A quem ignora, informamos que a DIVIDA EXTERNA dos Estados Unidos da América anda por um montante perto de 14.000.000.000.000 de Dollars o que representa cerca de 100% do seu P.I.B.!!!
-P.S. - A quem ignora, informamos que a DIVIDA EXTERNA dos Estados Unidos da América anda por um montante perto de 14.000.000.000.000 de Dollars o que representa cerca de 100% do seu P.I.B.!!!

Luta mais desleal ainda é aquela que tem lugar em Soncente desde 74!
ResponderEliminarO Lopes, acaba de escrever um artigo muito bom (apesar de algumas esquerdices) no Liberal sobre o descalabro de Soncente.
Ele fala entre ouras coisas daqueles que foram escorraçados de Soncente pelo PAIGC.
Ora bem, o Zito foi um desses, que tem de escrever também a sua versao, sobretudo sobre esse grupo da UDC e da tomada da Radio Barlavento.
Ha detalhes que conhece so gente desse grupo ou em torno dele, digamos a burguesia comercial e funcionaria que dirigia Soncente!
Maos à obra, Zito!!!!
Costuma dizer-se que quanto mais se mexe na m. mais mal ela cheira...Não se se terei pachorra para reviver momentos que muito me magoaram, tanto fisica como psicológicamente e até me pergunto se esta será a montra ideal para o fazer...Trata-se de matéria sensível cuja denuncia até pode ser mal interpretada...Enfim, é assunto para ser devidamente ponderado. Agradeço o alvitre.
ResponderEliminarAqui ou algures (livro) tem de ter coragem mental e psicologica para fazer esse trabalho. Ou entao outros elementos que estiveram consigo em Mindelo e que ainda estao vivos em Portugal.
ResponderEliminarQueremos nomes!
Efectivamente como estou farto de dizer foi o ODIO, instalado pelo PAIGCV em Soncente que deu cabo da nossa ilha.
Temos de ter coragem inteledtual para denunciar essa gente.
Cabo Verde em termos globais està como està por causa dos malvados do PAIGCV.
Eles é que nos dividiram! mAS a nossa gente continua condicionada e tem medo de contar as coisas como elas se passaram na realidade.
Se nao estou em erro o proprio Lopes, que agora adoptou essa nova escrita, chegou a pertencer também directa ou indirectamente ao PAIGC.
Pouca gente esteve lucida em 74 para perceber que o PAIGC nao era a soluçao para Cabo Verde.
Continuo a diszer que aqueles que melhor viram o nosso futuro estavam à volta da UDC e da associaçao em torno de Nhô Balta, pai do Chiquinho, Nhô Roque e outros.
Essa estoria tem de ser contada, porque quando sao escritos alguns fiapos dela, sao sempre de gente proxima do PAIGC que começa a ficar arrependida, mas que so conta o que lhe da mais jeito...
Gente como o Zito, pelo menos eu nao conheço, continua em silêncio e isto é grave para a hosgtoria...
Temos que ter todos os ângulos desta tragédia que nos acontecue e depois deixa'r que cada tire as suas ilacçoes.
Eu estava la em 74 e sei que o PAIGC deu um golpe espiritual e um golpe de estado, pelo menos na minha Ilha Soncente!!uM paigc QUE vinha de fora e que nao tinha mais direito do que aqueles que ja se encontravam e fizeram a nossa ilha.
Veja-se so esta REAFRICANIZACAO de Cabo Verde neste anuncio de conferência no blogue de REDY:
ResponderEliminar"Com o objectivo de dar a conhecer a diversidade do pensamento intelectual dos afrodescendentes, bem como debater a produção intelectual e o papel desses autores nas ciências sociais e humanas, a Universidade de Santiago vai realizar, nos próximos dias 18 e 19 de Janeiro, a III Conferência Anual Amílcar Cabral/Paulo Freire. Esta edição incidirá sobre o tema “Deslocamentos da Memória e Encontro com Pensadores Afrodescendentes”. "
Como se vê passamos a ser todos AFRODESCENDENTES. Isto faz parte da IDEOLOGIA africanista do PAIGC, tendo-se putos como o REDY, que ja nasceu depois da independência, como ponta de lanças do PAIGCV, pois foram mapnipulados e doutrinados pela cartilha comunisto-marxista de Cabral.
Porquê AFRODESCENTES, se somos um ovo mestiço? Somos descendentes de africanos, mas também de portugueses. Porque é que no discurso antropologico de Tobago, Barbados, Jamaica e nas Antilhas duma maneira geral, os povos dessas ilhas se referem a si proprios como crioulos ingleses ou crioulos franceses, e no nosso caso temos que ser so africanos?
Porque é que nao dizemos também que somos crioulos portugueses, fazendo o paralelismo com os crioulos franceses e ingleses?!
Efectivamente, em termos antropologicos temos que nos comparar mais com Tobago e Trinidade, Porto Rico e as Antilhasa, do que com a Africa.
Somos ilhéus e foi Cabo verde que ajudou a construir essas ilhas das Antilhas em termos de povoamento, pois foram os escravos da Cidade velha que foram mandados para essa regiao antilhesa. Mas os nossos brilhantes intelectuais e pesnadores nao sabem isso.
Alias mesmo a Claridade e Baltasar nao sabiam disso, ou pelo menos esta dimensao antropologico-cultural nao foi estudada e analisada na obra desses nossos ilustres claridosos.