Gostaria de continuar na senda da questão dos gravadores de som - ou da falta deles - já que se trata de uma ferramenta de extraordinaria importância num estúdio de rádio por razões que até me pareceria ocioso vir aqui enumerar.
Já contei da enorme consternação geral que foi o nosso primeiro contacto com um gravador que, afinal não conseguimos por a funcionar.
Entretanto - não recordo o ano - a Phillips lançou um gravador de fita que veio encher-nos de alegria e que aqui se reproduz sem as bobines de fita, que eram colocadas no topo e tinham para aí uns 10 a 12 centímetros de diâmetro...Este gravador tinha uma caracteristica que fazia dele uma peça difícil de manusear...Efectivamente, trabalhava com duas espécies de "energia": o movimento da fita, nas opções de gravar, tocar, avançar e recuar, eram comandados por um sistema de corda de relógio que era municiado através de uma manivela embutida do lado esquerdo; a electrónica - gravar/limpar - era assegurada por um conjunto de pilhas, de vida breve, como se compreenderá...Não tinha ligações directas a reproduzia os sons gravados apenas através de um autofalante que ocupava a face frontal do aparelho...
Lá conseguimos fazer as primeiras entrevistas e reportagens de exteriores que depois eram reproduzidas encostando o microfone do estúdio ao autofalante do gravador...Pouco prático mas era melhor do que nada.(Continua...)
Nota - De novo se refere que a imagem que hoje ilustra o nosso texto reproduz um gravador absolutamente idêntico ao que usei nos meus princípios de radialista por volta dos anos 50 do SEC.XX...Uma vez mais, graças ao Google!


De que Radio fala o Zito? Havia duas em Mindelo, o radio clube e a radio barlavento.
ResponderEliminarEsses gravadores eram do radio clube ou da radio barlavento!
Nos anos 50 ja tinhamos essas duas radios.
Nsta altura aínda a Rádio Barlavento não existía, tanto quanto me recordo...
ResponderEliminarInteressante ler estas memórias dos tempos da nossa rádio Clube Mindelo.
ResponderEliminarPormenorizando a minha resposta anterior, refira-se que, segundo rezam as crónicas, o R.C.Mindelo foi inaugurado em 1944, mas as emissões de rádio apenas começaqram em 1947. A R.Barlavento com eçou a emitir em 1954, oito anos mais tarde, portanto.
ResponderEliminarAdriano: Obrigado pela referencia e, já agora, registo que este é o 2º post sobre o assunto: o 1º é de 11 de Janeiro. Um abraço!