Em artigo não assinado a revista britânica The Economist pretende fazer "graça" com a séria situação económica que se vive em Portugal...
Apoiando-se na marca ALLgarve (ALL = todos) que foi implementada no sentido de reorientar os turistas de língua inglesa para o Algarve, a revista inventa o termo POORtugal (POOR = pobre) para ilustrar o momento actual do país, reflexo, aliás, de problemas conjunturais alguns dos quais tiveram a sua origem no lado de lá do Atlântico, ex-colónia inglesa, por acaso...
Não negamos a ninguém o direito de discutir os nossos problemas julgando-os à luz do combate global a que a Europa está obrigada pela letra e pelo espírito dos Tratados. Outra coisa, no entanto, é tentar enxovalhar os esforços de um pequeno país para sair do lamaçal para onde algumas grandes potencias o empurraram, com trocadilhos anónimos e de gosto mais do que duvidoso...Podemos ser pobres, somos pobres com certeza, mas nunca nos apropriamos do alheio pela força e sob coação...Apesar da propalada aliança de 900 anos, os portugueses jamais esquecerão o Mapa Cor-de-Rosa e a jactância britânica que ficou indelevelmente denunciada nas estrofes finais do nosso Hino, adulteradas por razões da diplomacia: "Contra os Bretões marchar, marchar!"
Sem comentários:
Enviar um comentário