Não é crível que, num espaço temporal que a nossa inteligência possa entender, a Terra venha a morrer à míngua de água...Mas também será verdade que as reservas mundiais de água vão sendo cada vez menores e, daí, as permanentes campanhas tendentes a consciencializar as pessoas para a necessidade de economizar o precioso líquido.
Na verdade, cada um de nós, no dia-a-dia, pode tomar algumas medidas que tendem a diminuir o nosso consumo de água, nas casas de banho, nas cozinhas, etc.
Para além de chuveiros economizadores, que podem reduzir até 65% do consumo de água, duplamente úteis nesta época de tanto calor, em que os duches serão, obviamente, mais frequentes, existem reguladores de fluxo para as torneiras que também conseguem economias de líquido de 50% e mais!
Os autoclismos usuais consomem entre 5 e 7 litros de água em cada descarga...A bóia destes acessórios, no entanto, pode ser regulada para que a torneira do mesmo debite menor quantidade de água, não enchendo o reservatório na sua capacidade máxima.
A introdução de uma garrafa cheia de água, dentro do autoclismo também reduz a sua capacidade na proporção do volume da garrafa. Porém, a melhor política será substituir o seu autoclismo antigo por um dos modernos, que já vêm equipado com um sistema que, ao simples toque do seu dedo, debita 3 ou 6 litros, conforme as necessidades do momento...
Tudo isto são gestos não muito onerosos que, para além de pouparem água à escala planetária, concorrem para o emagrecimento da sua conta da água!
Sem comentários:
Enviar um comentário