DO BLOGUE
"DITADURA DO CONSENSO"
PROTESTO! PROTESTO! PROTESTO!
Os cidadãos da CPLP foram traídos, ontem, em Díli, pela entrada à socapa da Guiné-Equatorial e da ditadura de Teodoro Obiang na nossa comunidade "de Países de Língua Portuguesa". Sinto-me traído pelos oito países, mas mais pelo meu - a Guiné-Bissau.
Uma moratória por si só, não invalida a pena de morte, adia-a; a língua portuguesa não é nem nunca será falada (o francês, que é a segunda língua oficial, não é falado sequer por 5 por cento da população). Obiang continua a roubar o seu povo, a torturar, a matar...
OS CHEFES DE ESTADO E DE GOVERNO DA CPLP TRAÍRAM OS POVOS DOS SEUS PAÍSES! TENHAM VERGONHA!!!
Por PROTESTO, o blog não será actualizado até que a cimeira acabe e, com alguma sorte, talvez o avião presidencial de Obiang se despenhe algures num oceano qualquer!!! É o meu desejo! António Aly Silva.
Publicada por António Aly Silva às 11:20
ÚLTIMA HORA... HORA DA VERGONHA!!!!
ResponderEliminar" O Governo da Guiné Equatorial anunciou a sua adesão à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) no seu "sítio" oficial na Internet, tendo as versões em e s p a n h o l, i n g l ê s e f r a n c ê s , NÂO EM PORTUGUÊS!!!
DNoticias
Antes de me pronunciar, começo por felicitar o Zito por estas belíssimas mornas que a sua doce e melodiosa voz aqui nos coloca como fundo musical. Excelente iniciativa, que não sei se é para manter, mas oxalá seja. O visitante do blogue agradece porque só tem a ganhar.
ResponderEliminarQuanto à questão da Guiné-Equatorial na CPLP, evito uma opinião dura e precipitada, e assim seguro as rédeas do meu cavalo, refreando-lhe o ânimo. Ainda mais depois de ler hoje respeitáveis opiniões publicadas na imprensa, que são todas condenatórias, sem margem para qualquer recurso.
Mas a linda voz do dono do blogue adoça-me o coração e onde poderia nascer um violento vitupério surge uma plataforma de perguntas várias.
A primeira é a de saber se os actuais responsáveis de Angola têm a consciência limpa e inteiramente receptiva aos valores e princípios que a CPLP se propõe. Sim, digo “se propõe”, porque uma coisa é a intenção e outra é a prática. Ainda ontem, li que uma filha de Eduardo dos Santos é a primeira bilionária de África enquanto há instituições sociais do seu país a estender a mão à caridade internacional. Quem a cita também não esquece os generais e figurões da política angolana que se locupletaram com as riquezas do país. E dizer que eles foram “marxistas-leninistas”!... Bem, se virmos bem as coisas, a única diferença entre eles e os guinéus-equatoriais está na língua e nos usos e costumes. E os “militares” facínoras da Guiné- Bissau, em que é que eles também diferem dos outros guinéus mais a sul senão na língua, por sinal mal falada?
A outra pergunta é saber se a aceitação da Guiné-Equatorial servirá para trazer a sua elite política ao convívio com os princípios da democracia.
A pergunta que se segue é saber quem serão os legítimos professores de democracia para os novos inquilinos. O que tem implícita a curiosidade de saber se todos os parceiros se vão empenhar nisso.
A pergunta final é saber em que quadrante deste planeta se vê praticado o acervo de valores que se quer impingir a esses novos inquilinos. Onde é que o primado dos negócios, sob a égide do actual ultraliberalismo, está a respeitar completamente os princípios que são caros à democracia?
E por aqui me fico, na esperança de que, estando o mal já consumado, possa o Obiang aprender depressa o português e, mais importante ainda, restituir ao seu povo a liberdade e aquilo que lhe pertence.
Que a CPLP nos conceda ao menos o direito de sonhar! Quanto a este belo fundo musical do ARROZCATUM, não é sonho, é mesmo realidade.
Caro Arrozcatum
ResponderEliminar"Tou com o amigo Adriano Lima: - Música sabe di mundo.
Contudo, um fenómeno mais "esquisito" do que a adesão dos camaradas bilingues (excepto português).. está acontecendo no meu super portátil Acer, desligo o blogue, passo para a internet ( ou outro programa) e a música continua !
Não é que isso me incomode, antes pelo contrário, só quero saber se trata dum fenómeno do Entroncamento ou da Guiné Equatorial.
Gracias, Merci Tank You !
Cá para mim, é maldição lançada do Céu por um grupinho de budzóde constituído pelo Bana, pelo Manuel de Novas, pelo Frank Cavaquim e pelo Ildo Lobo, invejosos da voz coimbrã-mornística do Zito: "Ai sim? Colocaste aí essa trinada voz do Choupal? Então, agora grama-a sem parar!"
ResponderEliminarBraça com clarinete e violão, acompanhado de uns copitos de pitu,
Djack
Caro Anónimo
ResponderEliminarJuro e trejuro pâ chaga de Cristo que é verdade das verdades o que disse... A música di funde tita continuà! Se é maldiçon ou praga un câ sabê!
Help! Aider! Hifle!Ayder (CPLP - Moderno)
Sabim d'munde !!!
ResponderEliminarAcabo de descobrir este tesouro. So agora por impedimento momentâneo de som.
Boa ideia de apresentar este Sinatra de DjaBrava (misturode, claro!!!)
"Diga-me com quem andas... "
ResponderEliminarE aqui temos o N'Guema com o Mugabe.
Não podiam ter escolhido melhor foto. Sim, senhor.
Apenas para agradecer as boas palavras sobre as musiquinhas...Quanto às queixas do "am" julgo que ele, em vez de encerrar a ligação ao blog trasfere para a barra inferior e, sendo assim, comntinua com acesso ao audio...
ResponderEliminarEu não tenho tido o problema (se é que é problema) de que se queixa o "am". Quando desligo o blogue a música cessa. Faço votos por que a música continue porque para mim é um regalo para o espírito, e com isso não estou a bajular o cantor e dono do blogue. Fosse outro o dono da voz, a minha opinião era a mesma, desde que ela, a voz, tivesse o mesmo timbre e qualidade. Além disso, as mornas aqui cantadas são as que me enchem a alma.
ResponderEliminarAdriano, apenas uma palavra para confirmar que há neste conjunto de musiquinhas, acompanhadas pelo conjunto do Marino Silva, mornas de B.Léza, Jorge Pedro Barbosa e, claro, de Eugénio Tavares, para mim, o expoente máximo deste extraordinário estilo musical...Tatai, como os seus conterrâneos lhe chamam!
ResponderEliminarPois é, Zito, é deixar aqui estas mornas estampadas para sempre.
ResponderEliminarCOM O DIZIA A OUTRA...ATÉ QUE A VOZ ME DOA!
ResponderEliminar