Seria este o Livro de Geografia do amigo Djack?
É que houve alturas em que a maioria dos livros da chamada Instrução Primária tinham caravelas na capa, incluindo os de Leitura e outros...Este até parece mais antigo do que o do "post" anterior mas isso pode ter apenas a ver com os respectivos estados de conservação...De qualquer forma foi através de livros destes que muitos de nós começámos a ver para além do horizonte...
Exactamente!!!
ResponderEliminarE acontece que antes de ver este post do Arrozcatum dei com o book que ainda está em muito bom estado, na estante do escritório, aqui mesmo por detrás de mim. Estava ali há uns anos, guardadinho, após descoberta desse e de outros materiais antigos e sentimentalmente importantes, durante o "desmantelamento" da casa paterna.
Refiro que também este era para a 3.ª e 4.ª classes e que também no frontispício se diz que é uma nova edição. Em baixo, na mesma página, apresenta-se a data de 1961, antecedendo o nome da editora portuense, a Livraria Escolar Progredior, que produzia a colecção do mesmo nome, como se vê ali em cima na imagem. E ao contrário da Geografia do Zito, que era da autoria de um Vasconcelos, esta era mais anónima, "Organizada por um Grupo de Professores Primários"
E mais!!!...
É que logo a seguir à capa, e com letra do meu pai, tem a seguinte legenda, após o meu nome completo: "Capitania dos Portos, S. Vicente, 19/10/1962"
Portanto, é mesmo a minha gramática de Português da 4.ª classe, comprada para utilizar na escola da Rua de Coco e no mesmo ano na escola da Rua do Sol, no Lombo. E com fotos do Porto Grande e da Praça Nova.
Fica para breve a mostra...
Grande braça geográfico,
Djack
Já está no ar a "grande" reportagem geográfica no "Praia de Bote". Ver em www.mindelosempre.blogspot.com
ResponderEliminarBraça com longitude e latitude,
Djack
Apesar de diferentes capas´....
ResponderEliminarA "matéria" do livro é a mesma nos dizeres!... precisamente "ingual" só varia o embrulho....