Páginas

quinta-feira, 21 de junho de 2018

[10067] -CAMPEONATO DO MUNDO DE FUTEBOL - I


ANÁLISE GERAL - 20 JUNHO 


GRUPO A

Rússia – Ganhou confiança com a goleada da estreia, não tendo ainda sido posta realmente à prova. Não me parece com tarimba para muito mais, contudo o facto e jogar em casa, pode ser galvanizador.

Arábia Saudita – Claramente uma das mais frágeis seleções do torneio. Alguma técnica, mas pouco mais.

Egipto – Com a estrela, Salah, em défice físico, e a derrota a abrir, as coisas ficaram muito complicadas, para uma seleção que prometia fazer uma gracinha.

Uruguai – Sem grande brilhantismo, mas com competência suficiente para passarem á segunda fase. Não nos parece uma equipa talhada para grades surpresas.

GRUPO B

Portugal – Uma entrada em bom plano e um apagão de ideias, uma equipa deprimida e muito previsível. Se não mudar os seus processos, será mais uma desilusão para os fans de Ronaldo, que parece estar muito mal acompanhado.

Espanha – Até ao momento, a equipa que praticou o melhor futebol, confirmando o seu estatuto de favorita. Uma equipa experiente e muito rotinada, vai ser difícil bater esta Espanha.

Marrocos – Uma equipa bem arrumada e altamente competitiva. Pode-se queixar de alguma falta de sorte, mas de qualquer forma, no futebol é preciso concretizar. Deixou contudo, uma boa imagem do seu futebol.

Irão – Bem arrumada defensivamente, mas com carências notórias, quando se torna necessário atacar, coloca-se em posição de ser a equipa que vai decidir sobre a classificação do grupo.

GRUPO C

França – Uma entrada tímida, mas com um potencial que convém confirmar. Grandes individualidades que ainda não acertaram como equipa. esta França não deixa de ser uma das mais fortes candidatas.

Austrália – O seu estilo de jogo direto e muito físico, deixa antever grades dificuldades para todos os que os defrontarem, no entanto, não nos parece ter ainda consistência para almejar chegar a uma fase mais adiantada.

Perú – Uma equipa com um futebol alegre e de ataque, no entanto, pareceu faltar alguma experiência destes palcos, num grupo muito equilibrado, vai ter a vida muito difícil.

Dinamarca – A experiência e competência, são adjetivos que colam bem com esta equipa muito compacta, complementada com elementos que podem desequilibrar, é uma seleção talhada para fazer a vida difícil a qualquer adversário.

GRUPO D

Argentina – Quando o seu astro Messi, não acerta, a equipa fica órfã de ideias, vida muito complicada para a seleção da Pampas, que teima em não acertar como equipa.

Islândia – Um pouco á imagem da Austrália, mas neste caso, com ideias de jogo mais concretas. Á imagem do Euro 2016, já provou que pode ainda causar alguma contrariedade aos favoritos à passagem no seu grupo.

Croácia – Recheada de nomes sonantes, que jogam nas principais ligas europeias., esta seleção tem tido, contudo, alguma dificuldade em afirmar-se, estamos sempre à espera que apareça a interpor-se entre as mais cotadas, veremos se é desta.

Nigéria – Um começo em falso para a seleção mais cotada de África, e o facto de estar num grupo muito equilibrado, vai tornar a tarefa de passagem á próxima fase, numa missão muito difícil.

GRUPO E

Costa Rica – Como em outras situações, vem de um grupo de apuramento, onde os competidores, estão num nível médio inferior às restantes confederações, pelo que mostra quase sempre o mesmo déficit competitivo. Para além do mais, ficou num grupo forte, onde as suas hipóteses são pouco mais que nulas.

Sérvia – Outra equipa recheada de excelentes individualidades, mas onde parece faltar ainda alguma consistência coletiva. Parece-nos tarefa muito difícil, contrariar o favoritismo da Alemanha e do México.

Brasil – Um futebol demasiado redondo e algo fulanizado, pode deitar tudo a perder, para uma das mais interessantes gerações de futebolistas brasileiros das últimas décadas. Vamos ter que esperar pelo segundo jogo, para aquilatar da real capacidade competitiva desta equipa, o que passa por termos um Neymar mais solidário.

Suíça – Uma equipa sem grandes individualidades, mas muito arrumada, que tornou a vida do Brasil muito difícil na primeira jornada. Cremos que discutirá a palmo, a qualificação com a Suécia e o Brasil.

GRUPO F

Alemanha – outra entrada em falso de um crónico favorito. No entanto, e pela inegável qualidade da equipa, se não se agudizarem alguns dos problemas internos, continuará a ser um dos principais candidatos à vitória neste mundial.

México – Surpreendeu a capacidade de anular a equipa alemã na primeira jornada, mas a verdade é que estamos a falar de um coletivo que já tem muita experiência internacional, e que está muito rotinado. Será com certeza uma equipa para chegar a uma fase mais adiantada da competição.

Suécia – Uma seleção que já nos habituou a atuar como um pendulo. Na linha de outas seleções escandinavas, será sempre um oponente desconfortável. Contudo, não lhe vemos qualidade suficiente para ir além da segunda fase.

Coreia do Sul – Um estilo muito próprio e alguma qualidade técnica, ainda não são suficientes para esta seleção almejar a mais do que uma passagem pela fase de grupos.

GRUPO G

Bélgica – Uma das seleções mais prestigiadas do certame, fruto da sua história recente e da posição no ranking. Contudo, demora em confirmar aquela, que para muitos, é a mais dotada das gerações de futebolistas Belgas, esperamos sempre ver um pouco mais.

Panamá – Uma passagem pela fase de grupos, e pouco mais se espera desta equipa de completos desconhecidos do planeta do futebol. Se conquistar algum ponto, será com certeza um feito assinalável.

Tunísia – Assim como as suas congéneres africanas, subiu um patamar na qualidade de jogo, contudo, parece-nos que ainda lhes falta a necessária experiência destes palcos, para poder sonhar com algo mais.

Inglaterra – Desde 1966 que esperam por algo grandioso, no entanto, e apesar de estarmos perante uma equipa recheada de excelentes executantes, não nos parece que tenham futebol suficiente para altos voos. passará sem problemas a fase de grupos, porque está num grupo claramente acessível.

GRUPO H

Colômbia – Está inserido num grupo onde partia como claro favorito, mas fruto da escorregadela inicial, ficou à mercê dos sortilégios de um dos mais equilibrados e imprevisíveis grupos.

Japão – Com aquele espírito lutador e alguma capacidade técnica, este japão tem vindo a crescer, de participação em participação. O empate com a Colômbia, estará intimamente ligado ao facto de esta ter jogado em inferioridade numérica, quase toda a partida, mas diga-se, que por culpa própria. Será a equipa capaz de desempatar o grupo? veremos!

Polónia – A sua estrela, esteve meio apagada na primeira contenda, contudo é uma equipa com excelentes argumentos, mas com um plano de jogo sempre muito linear, estamos em crer, que esta previsibilidade não a deixará ir muito mais longe.

Senegal – Um bom começo da seleção africana que já tem no currículo uma vitória a abrir com a França. Muito fortes estes senegaleses, são claros candidatos a passar à próxima fase, mas não terão ainda argumentos para muito mais.

3 comentários:

  1. PONHAM OS OLHOS NISTO, JORNALISTAS MENTECAPTOS! UM PUPILO QUE ENCHE DE ORGULHO O MESTRE! VEM A MEUS ABRAÇOS!:)

    ResponderEliminar
  2. Fui agora ver e o milhão de visitantes está cada vez mais próximo. Lá de cima, uns olhos zíticos espreitam a chegada para daqui a poucos meses do 1 e dos restantes zeros...

    Aqui em baixo, uma boa explanação deste campeonato de pé na bola. Tenho pena de não termos nenhum país lusófono pela frente, nem Brasis (suponho que não), nem Angolas nem Cabo Verde. O que eu daria por um jogo entre Cabo Verde e Portugal, torcendo por ambos ao mesmo tempo. Acho que seria o dia do meu AVC...

    Braça com bola a rolar,
    Djack

    ResponderEliminar
  3. Tive que fazer uns acertos em relação à versão anterior (havia uns erros nos grupos. Entretanto, tentarei manter este comentário actualizado durante a competição.
    Braça e obrigado pelos comentários (Mestre incluso ;))

    ResponderEliminar