Páginas

quarta-feira, 4 de julho de 2018

[10073] - MUNDIAL DE FUTEBOL RÚSSIA - QUARTOS DE FINAL

Cavani (Uruguai) - Após marcar o 1-0 aos 7 minutos de jogo

CHEGADOS AOS QUARTOS!

Terminou a segunda fase, entre algumas confirmações e outras deceções. A seleção das quinas, voltou para casa, depois de um jogo onde finalmente apresentou alguns laivos de qualidade, mas que perante um Uruguai muito adulto e compacto, não teve o engenho para desfazer a táctica bem engendrada por Tabarez. Tinhamos vaticinado que se faria a diferença nos detalhes, e o detalhe teve um nome… Cavani!
A maior surpresa, terá sido a eliminação da Espanha, que na falta de plano B ao "TIKI-TAKA", não conseguiu levar de vencida, uma selecção banal como a Russa. Prevaleceu o factor casa na semi-lotaria dos penaltis.
Quanto ao resto, o esperado adeus da Argentina de Messi, ante uma França com personalidade e qualidade e a prevalência dos que se perfilavam como favoritos.

Vejamos então, o que nos reservam os quartos-de-final:

URUGUAI-FRANÇA
Por mais que gostasse de ver a França contorcer-se mais uma vez diante de uma nação mais pequena de futebolistas guerreiros e quase “europeus” no estilo destes uruguaios, julgo que vai prevalecer a lei do mais forte e aos sul-americanos, desta vez, Suarez e Cavani, não serão suficientes. A França tem mais soluções.
A França parte como favorita à passagem às meias-finais.

BRASIL – BÉLGICA
Palpita-me que nenhum dos conjuntos queria encontrar o outro nesta fase, mas os caprichos dos emparelhamentos dos grupos, assim o ditou. Este é um grande jogo em perspectiva. Os Belgas, que têm confirmado as suas credencias, e embora tenham tido um inesperado sobressalto frente ao Japão, chegaram com grande facilidade e qualidade futebolística até aqui. 
O problema é que, encontra pela frente um Brasil em crescendo e com intérpretes de elevadíssima craveira. Se tudo correr com normalidade, julgo que o Brasil não deverá deixar fugir a possibilidade de passar à próxima fase, no entanto, a Bélgica terá as suas hipóteses, e se houver pouca concentração dos canarinhos, não vai perdoar.
Ligeiro favoritismo do Brasil, nesta contenda.

RÚSSIA – CROÁCIA
Aos Russos, esta é uma prenda inesperada, pois, a maioria já nem contava estar ainda em acção nesta fase. Os Croatas apresentam um conjunto de qualidade muito superior aos Russos, pelo que em princípio, a passagem às meias, seria indiscutível. Mas de repente, parece que o “factor casa”, começou a valer, pelo que tornou as contas do apuramento, menos claras.
Não deixo, contudo, de dar o favoritismo ao conjunto de Modric e companhia.

SUÉCIA – INGLATERRA
Os suecos foram apurados, num grupo nada fácil, e lá vão andando em pezinhos de lã. É verdade que eliminar a Suíça, não é nenhum feito histórico, mas o resultado é que chegam aos quartos, em condições de fazerem uma gracinha, até porque a Inglaterra, apesar de ter uma bela equipa, toda baseada na Premier League, não tem uma ideia de jogo muito consistente. Vai ser uma partida muito equilibrada, em que, quem errar menos terá o prémio de acesso às meias-finais.
Apresenta-se um muito ténue favoritismo britânico.

Paulo Azevedo

Sem comentários:

Enviar um comentário