Páginas

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

ALEGRIA III

Ora, viva, de novo, meu caro...
Lembra bem a "barriga de atum", uma especialidade que fui descobrir quando, há poucos anos atrás regressei em romagem de saudade ao Mindelo. É uma raridade culinária recentemente "inventada" pois não pertencia ao meu imaginário gastronómico mas merecedora, decerto, de um Prémio Nobel...
Calha bem, pois também fiz jograis (com o saudoso Dante Mariano e outros...), em espectáculos no antigo-novo Eden Park onde, aliás, apresentei a VOZ DE CABO VERDE, na sua primeira visita a S.Vicente. Amigos do peito, como Morgadinho, Frank Cavaquinho e mestre Luis Morais, que tanto fizeram pelo nome da terra... Lembro-me de nessa altutra ter tido a honra de cantar pela primira vez em publico e logo acompanhado pela V.C.V.....
Aliás, gostaria de ter noticia sobre o que se passa com o Eden-Park pois tive informação de que estava absolutamente desactivado... É uma pena...Aínda me lembro de ter ali visto o meu primeiro filme em cinemascópio: "As Aventuras de Adji-Baba" , cujo genérico era suportado por uma mui arábica melodia na voz inconfundivel de Nat King Cole... que Deus tenha!
Aqui ficam mais umas achegas que possam trazer à ilha do Arroz c'Atum outros naufragos da conversa fiada (ou talvez não...)
Aquele abraço do,
Zito Azevedo

2 comentários:

  1. O Éden-Park - da magia, dos sonhos... essa janela aberta para o mundo, que era para mim e para todos, creio eu, na altura de menino de liceu aprendiz das coisas da vida e do universo - continua lá, fechado, à espera para cair de podre, antes que o derrubem de vez, para em seu lugar erguer um 'monstruzinho' qualquer sem brilho e sem história. Fala-se em centro comercial. Uma cidade cosmopolita como Mindelo pretende, sem um único Cinema... dá para entender? Enfim, o Éden-Park, sala mítica, sagrada, desejada... já era! Nem Cinema, nem sala de espectáculos para grande público. Mas esse espectáculo da primeira apresentação da 'Voz de Cabo Verde' continua a soar nesse espaço e em muitas mentes de gente que viveu eufóricamente esse evento marcante para a história da música da terra... Uma saudade imensa, mas também muita indignação!
    Abraço
    Fonseca

    ResponderEliminar
  2. Tive, por aqui, uma avaria no harhware que já durava desde... o ano passado!
    Tenho pena -muita pena mesmo - do abandono a que votaram o Eden-Park, minha primeira grande janela virada ao mundo, meu primeiro encontro com a magia das imagens, com a beleza de mulheres de sonho, com actores de barba rija, com cow-boys, "sports" e bandidos, dançarinos, acrobatas, lutas, guerras, grandes paixões, grandes comédias, grandes produções, um verdadeiro turbilhão que povoava os nossos sonhos e nos ía abrindo os olhos para o mundo, tão perto, ali no ecran imaculadamente branco, mas lá tão longe, para lá da imaginação para lá da realidade...
    É um crime se não se usar aquele espaço que, contando com a esplanada, aínda é significativo, para nele implantar, não um qualquer centro comercial com os seus tentaculares apelos às carteiras dos mindelenses mas, antes, um centro cultural que incluísse, claro, uma ou mais salas de cinema que nem precisam de ser enormes... Um lugar onde houvesse lugar para as artes e para os artistas, os plásticos e os outros - a dança, o teatro, o balet, a música, o yoga, artes marciais, ginastica, enfim...um sitio que conseguisse aglomerar em seu redor o imenso material humano que hoje deambula pelas ruas em busca de um estímulo, de uma oportunidade, de um gesto, de um lugar... Não deixem secar mais sementes!
    Zito Azevedo

    ResponderEliminar