Páginas

sábado, 29 de agosto de 2009

POLITICA E DEMOCRACIA !


Política, diz-se, será "a ciência de governar os Estados"... Não sei se será ciência se será arte mas, enfim, dou a dúvida de barato. A palavra deriva, directamente, do francês "politique" que, por sua vez se inspirou no latim "politicus" e no grego "politiké" (politica em geral) e "politikós" (dos cidadãos). Por seu lado e segundo Aristóteles, "o homem é um animal político" e hoje podemos, com toda a legitimidade, discordar da ordem destes atributos. Na realidade, hoje, por hoje, "o homem politico é um animal"...
Definida a politica como uma ciência (oculta ?) para governar, haveria de se inventar o sistema de aplicar tal ciência ou seja, regulamenta-la, como se faz com as leis hoje em dia.
Aí, apareceu, na Antiga Grécia, a chamada DEMOCRACIA que é a maneira de governar o povo segundo a vontade desse mesmo povo, de forma directa ou indirecta. Diz-se da democracia que será o menos mau de todos os sistemas conhecidos dada a tendência para se transformar numa ditadura da maioria o que, hoje em dia, se vai tornando um tanto difícil face aos baixos índices de comparência às urnas nas eleições...Vejamos: num país com 5 milhões de eleitores em que vão 40% às urnas ou sejam, 2 milhões, o partido que ganhar com 30% dos votos expressos apenas tem, na realidade, 12% do eleitorado...Chamar-se-ía a isto, uma ditadura... da minoria! Claro que o sistema diz que existem mecanismos para evitar estas aparentes (?) ditaduras só que, como se sabe, tais mecanismos têm o vício de emperrar constantemente.
Mas temos, também, as TEOCRACIAS, em que os poderes político, jurídico e policial estão submetidos às normas de uma determinada religião...Exemplo, o Irão, onde se fazem eleições para escolher políticos que vão governar o pais conforme os humores dos chefes religiosos...Ou seja, as eleições não servem para nada ou, aliás, servem para, depois, perseguir os que se candidataram ou manifestaram contra o poder estabelecido, com ameaça de prisão e sabe-se lá o que mais.
Eu, cá por mim, não gostaria de ver o nosso Cardeal a interferir nos meus direitos e nos meus deveres de cidadão!

Sem comentários:

Enviar um comentário