Páginas

sábado, 29 de agosto de 2009

PROTESTE !



DA ÚLTIMA EDIÇÃO DA REVISTA "PROTESTE" TOMAMOS A LIBERDADE DE TRANSCREVER
O EDITORIAL ASSINADO PELO DIRECTOR-EDITOR
SENHOR PEDRO MOREIRA
-----oooOOOooo-----
856 QUILÓMETROS
SEM CONCORRÊNCIA
-----oooOOOOOO-----
A nossa viagem na A1 e A2 e a informação recolhida sobre os postos de todas as auto-estradas no sítio da DGEG denunciam painéis de utilidade reduzida: os combustíveis são mais caros nestas vias e a diferença entre postos é mínima ou não existe de todo. Falta concorrência e a liberalização prometida transformou-se numa anedota sem graça em cada paragem para abastecer.
Quando percorremos a A1 e a A8, a instalação de painéis comparativos não estava concluída. Na A1, em 4 dos 12 painéis, faltava informação sobre um dos postos identificados. Por falta das petrolíferas ou problemas de funcionamento dos painéis, são falhas a corrigir. A diferença era mínima ou inexistente. Quem abastecesse 50 litros de gasolina ou gasóleo pouparia apenas 5 cêntimos ao optar pelo posto com o preço mais baixo.
Na A8, auto-estrada do Oeste, foram instalados 6 painéis: 2 deles ainda não funcionavam em pleno.
Todo este quadro expõe a nu um mercado que funciona contra o consumidor, com os maiores excessos nas auto-estradas. Defendemos a criação de uma estrutura específica de regulação para o sector. As recomendações da pouco activa Autoridade da Concorrência devem ser implementadas. Destacam-se reduzir o prazo de concessão, criar condições para novos operadores e assegurar que os postos subsequentes são concessionados a marcas distintas, para aumentar a escolha e beneficiar o consumidor.
Precisamos de si para mudar. Convido-o, assim como aos nossos 400.000 leitores, a juntar-se ao protesto em www.deco.proteste.pt.

Sem comentários:

Enviar um comentário