Páginas

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

UMA BABEL DE SUCESSO


DHARAVI, começou por ser uma comunidade piscatória na periferia da cidade de Mumbay, antiga Bombaim, na India.
Com o passar dos anos o bairro foi crescendo a ritmo acelerado e hoje constitui aquilo que se julga ser a maior favela do mundo, onde coabitam indús, muçulmanos, gente do norte e do sul, de todas as castas, numa espécie de sub-mundo com vida e administração próprias que transforma o gigantesco formigueiro humano numa comunidade apetecida mau grado as baixíssimas condições de alojamento, com apenas duas horas de água por dia, escassa electricidade, ausência de uma rede de esgotos, casas superlotadas, enfim, nem tudo são rosas em Dharavi mas que todo o mundo vive muito melhor do que a grande maioria do povo indiano, isso é indesmentível.
No local foram-se desenvolvendo industrias de toda a espécie, desde a olaria aos curtumes, vestuário, acessórios de pele e couro, alimentação e, imagine-se, de reciclagem de tudo, dos plásticos aos metais, tecidos, papel, vidro, etc.
Todas estas actividades que funcionam entre 10 a 12 horas por dia, dão ocupação à quase totalidade da população numa relação de trabalho sem lei mas onde toda a gente se entende, com salários que chegam aos 100 dólares mensais. Sabendo-se que com um dólar se podem fazer três refeições diárias, facilmente se compreenderá que o nível de vida de Dharavi é muito superior ao da maior parte do resto do imenso país.
A criminalidade é quase residual e a administração da justiça faz-se na hora e no local, graças a membros de uma associação fundada por mulheres, que reúne pessoas com experiência de vida por todos reconhecida e cujas sentenças são acatadas sem discussão. Esta gente desempenha as suas funções a título gratuito.
Também não são necessárias idas ao Banco pois este vai até aos clientes, visitando-os em suas casas, recebendo depósitos de qualquer quantia, por pequena que seja, negociando empréstimos, tudo, na base de uma confiança mútua tácita.
Esta é, pois, uma Babel de sucesso que bem pode servir de exemplo a todo o Oriente e até à Europa, onde os novos fluxos migratórios começam a provocar algum desconforto.
Dharavi, a cidade dentro de outra cidade, onde todo o mundo vive a menos de meia hora de caminho do seu emprego e raríssimos trabalham no exterior, que trabalha de sol-a-sol mas exporta para todos os continentes produtos que se podem ver em lojas de luxo das grandes capitais, a favela que abriga negócios de milhões de dólares e onde vivem alguns milionários, berço de engenheiros e outros diplomados, enfim, uma espécie de milagre da era moderna!

Sem comentários:

Enviar um comentário