Páginas

quinta-feira, 18 de março de 2010

O "BOOM" DO HÓQUEI ...

Deve haver quem se lembre dos anos de ouro do hóquei em patins em Portugal quando, entre 1947 e 1952 Portugal conquistou cinco títulos de Campeão do Mundo entre os seis disputados...Foi um empolgamento monumental numa modalidade com campeonatos do Mundo apenas desde 1939. Dos 39 disputados, Portugal venceu 15, a Espanha 14, Argentina e Itália 4, cada e Inglaterra 2.
Por essa altura a malta, em S.Vicente, andava no Liceu - que na época se chamava de Gil Eanes - e um grupo de entusiastas, com mais ansiedade do que inteligência, começou a praticar uma espécie de hóquei em patins, sem patins, no único local possível: a parada do quartel do Regimento de Infantaria 23 que, entretanto, tinha sido desocupado e mais tarde haveria de acolher a Escola Técnica. Era um cimentado sem rachas, com balizas que nem sequer teriam as dimensões legais, uns "stocks" cortados de tábuas de caixote e uma bola, pesada como convinha, que tínhamos inventado a partir de uma bola-de-meia besuntada com óleo queimado da central eléctrica e que o presidente da Câmara de então, havia mandado espalhar pela rua do Telégrafo, na esperança de conseguir o efeito do asfalto - sem êxito, como é evidente...
Por ali andámos alguns meses, fartos de correr de cócoras e a dar cabo dos rins, a esfolar os joelhos e a coleccionar nódoas negras de algumas boladas mais violentas. Não deu nada, é certo, mas a gente divertia-se à brava... Que o digam o Zéca Ramos Pereira, o Noel Pinto, Adelino Buran, Djô de Mari Roque, Dario Fernandes, Menka, Zito e Tuta Azevedo...Bons tempos!
.....oooOooo.

Sem comentários:

Enviar um comentário