Páginas

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

MESTRE-ESCOLA...

...ONDE SE FALA DE ALGUMAS DIFICULDADES
E CURIOSIDADES DA LÍNGUA PORTUGUESA...
-«o»-

- Significando rapaz, amigo, é vocativo muito frequente na linguagem coloquial. Começou por ser apenas dirigido ao homem, ao rapaz, mas, com o tempo, por extensão, começou a ser usado em relação à rapariga. O seu uso está circunscrito ao nivel familiar, entre homens e entre jóvens, rapazes e raparigas. O abuso deste vocativo transformou-o em bordão.

-«o»-

Quatorze - É forma gráfica de numeral cardinal (14) usual no Brasil, a par de catorze, que é a forma normal portuguesa.

-«o»-

Realizar - Em vez de "dar-se conta de", ou "aperceber-se", é anglicismo escusado resultante da transcrição do inglês "to realize". REALIZAR, em português, tem outros sentidos: PRATICAR, CUMPRIR, PRODUZIR, CONSEGUIR, etc.

-«o»-

2 comentários:

  1. Caro "Mestre-Escola",

    Apenas duas considerações sobre a Ortografia:

    1.A ortografia do português prescreve: jovem, jovens (sem acento) e nível (com acento).
    2.No português do Brasil, 14 tem duas formas de dizer/falar/escrever/ler e a norma considera boas as duas formas ortográficas.
    Em Portugal, 13 tem duas formas de dizer/falar, mas a norma prescreve como corre(c)ta dizer/escrever/ler/apenas treze (*treuze).
    Está a ver o alcance do (des)acordo ortográfico assinado em 1990?

    ResponderEliminar
  2. Creio que todos os luso-falantes terão as mesmas preocupações mas não sei se haverá processo de, por um lado, não travar a evolução natural da lingua nas diversas latitudes e, por outro, haver um mínimo de regras ortográficas, de base científica, que lhe possam conceder um mínimo de homogeneidade.
    Grato pela colaboração.

    ResponderEliminar