Páginas

segunda-feira, 25 de julho de 2011

MEMÓRIAS DE INFÃNCIA...


Na minha busca por motivos de interesse para ilustrar as "Efemérides", dei de caras com este desenho, que faz parte da primeira banda desenhada de "Tarzan" elaborada pelo grande artista da pena Hall Foster, falecido a 25 de Julho de 1982...Esta obra foi pela primeira vez publicada em 7 de Janeiro de 1929  e foi uma das delícias da minha juventude - da minha e da muitos miúdos do meu tempo. Mas, e como se isto, só por si, não fosse o suficiente para me provocar um aperto no coração, acabo por descobrir que, um discípulo de Foster, Burne Hogart, foi o responsável pela minha grande paixão de apreciador de B.D. que, ainda hoje cultivo, a excepcional série do Príncipe Valente ainda hoje considerada do melhor jamais feito não só pela inexcedível qualidade do desenho como pelo rigor histórico que transparecia dos diversos episódios...Foi como se, por momentos, eu tivesse regressado à varanda da casa de meus pais, no Mindelo onde, sentado numa cadeira de verga da Madeira esgotava os meus tempos livres dos deveres escolares com a leitura sôfrega de "O Mosquito", "O Diabrete", "O Mundo de Aventuras"...Obrigado, Hall Foster, obrigado Burne Hogart por terem emoldurado a minha juventude com  a vossa arte!

Sem comentários:

Enviar um comentário