Páginas

quinta-feira, 19 de julho de 2012

EFEMÉRIDE DE 19 DE JULHO...


A Pedra da Roseta é um fragmento de gramodiorite descoberto na vila de Rachid (Roseta) durante as campanhas de Napoleão no Egipto. Foi um oficial de génio, Pierre-François-Xavier Bouchard, que reparou nesta pedra negra com cerca de um metro de altura, aquando do desaterro numa antiga fortaleza turca, em 19 de Julho de 1799.
Mais tarde, em 1822, Jean-François Champollion haveria de anunciar ter descoberto o segredo para a tradução dos hieróglifos egípcios.

2 comentários:

  1. Conheço um sujeito que esteve no British Museum várias horas, durante as quais viu de facto muita coisa que lhe interessava ver. Uma, porém, não: precisamente a Pedra de Roseta. Ele bem deu voltas, ele bem perguntou aos guardas do museu, ele bem subiu, ele bem desceu, ele bem foi para a frente e bem voltou atrás, mas... nada!

    Derrota total!

    Provavelmente, o dito sujeito até esteve mesmo ao pé do citado matacão hieroglífico, mas não o viu. Um dia, em futuro regresso ao British, haverá nova tentativa. Quanto ao sujeito, não preciso dizer quem é... Está à vista!!!

    Braça cegueta,
    Djack

    ResponderEliminar
  2. E ela, além de negra, é bem grandinha...Eu também nunca a vi mas também não a procurei, nas ciclicas visitas que, há alguns anos, fazia a Londres, em serviço. Um dia, talvez...

    ResponderEliminar