Páginas

terça-feira, 31 de julho de 2012

HOMENAGEM A MRVADAZ - IV

A Ilha do Fogo é. do  meu ponto de vista, aquela que possui maiores potencialidades em diversos domínios, do turismo à agricultura cujos vértices apontam para o café - um dos melhores do mundo - e a vinha...Recordemos, a propósito,  que o Fogo exportava, há pouco mais de 100 anos, vinho para os USA...S.Filipe, a capital, é uma cidade-presépio, onde abundam os "sobrados" tão característicos da era colonial...


Este, por exemplo, é o sobrado da Família Pina, onde há muitos anos bebi o meu primeiro gole de tinto do Fogo, servido por um orgulhoso Nhô Tuntum, um homem enorme e afável...S.Filipe é uma cidade aconchegante, limpa, pintada, um sobe e desce constante pelas ladeiras que serpenteiam colina acima, calcorreadas por gente "morabe" que canta mais do que fala...
-oOo-
Termino aqui o meu périplo pelas ilhas, todas menos S.Tiago que, essa, o nosso homenageado conhece-a bem...Claro que as  memórias que guardo delas remontam  a muitos anos atrás mas, como costuma dizer-se, há coisas que nunca mudam...Estou a ver Mrvadaz, daqui a uns anos, a transmitir aos seus netos as impressões por ele colhidas na visita aos DEZ CANTINHOS do seu País, movido pela curiosidade destas despretenciosas crónicas...

10 comentários:

  1. Grande Zito,

    Obrigada pela parada um café e bolinho.
    Hoje fui a Livraria Saraiva, almocei e tomei um bom café e lí sobre moedores de grão, enquanto esperava aviar um receita de homeopatia.
    Ao consultar o e-mail, pelo celular, vi o seu comentário e fiquei muito contente.
    Aproveito para dizer-lhe que a estas postagens sobre estes "cantinhos" e o saudosismo com que fala da beleza destes lugares e das pessoas, tem me feito pensar em visita-los.
    Abraços fraternos diretos da Bahia, Brasil

    ResponderEliminar
  2. Você ía adorar conhecer Cabo Verde que é, em África, uma réplica de tamanho reduzido, do...Brasil!
    Os crioulos adoram o Brasil, a sua musica, o seu geito, suas mulheres bonitas, suas telenovelas, sua maneira de falar...Eu, que nem sou crioulo, também gosto!
    Xicoração!

    ResponderEliminar
  3. Grande Zito,
    vejo que até o final desta minha licença medica tomaremos muitos cafés e comeremos muitos bolinhos.
    A propósito como anda a obra?

    ResponderEliminar
  4. Agora, V. me deixou preocupado com essa de "licença médica"...Algo grave?
    Terei muito gosto, desde que sejam "biscoitos de areia" e café de "borra e tição"...
    As obras, essas, acabaram...Ficou o "bico de obra" de recolocar tudo no seu lugar...
    Abração,
    Zito

    ResponderEliminar
  5. Olá Zito,

    Cheguei um pouco atrasado mas a tempo ;)

    Ufah!, estou a ficar careca por causa do SEF...

    Com este post, lembrei-me das épocas em que saía da minha aldeia para outra aldeia à pé para comprar o café do Fogo para a minha mãe; Fogo uma ilha que também ainda não conheço.

    Espero ter essa oportunidade, quiçá dar oportunidades que não tive aos meus netos - conhecer esses 10 cantinhos ainda meninos!

    Mais uma vez obrigado e um grande abraço!

    ResponderEliminar
  6. olá amigo,
    agradeço a sua preocupação, mas a licença me rendeu momentos difíceis, mas outros bons como nosso encontro.
    Fiz um esvaziamento bilateral da cervical, retiramos a cadeia de linfonodos. Uma cirurgia de médio porte que correu tudo bem.
    Algumas limitações passageiras, que devem se corrigir com o tempo e mais uns dias volto ao trabalho.
    Estamos na fase de avaliação de um projeto de desenvovimento e vou perder toda parte de campo e, isto significa deixar de ter boas conversas na roça, tomar muitos cafés e contatar muita pobreza que ainda existe e avaliar se fizemos alguma diferença para vida das 36.000 pessoas que atendemos.
    Com a equipe em campo vou voltar devargazinho para fazer um acompanhamento à distancia e , espero continuar insistindo no blog, ainda que a escrita não seja minha melhor forma de expressão.
    Entre escrever e falar me articulo melhor falando, mas resolvi exercitar um pouco de resenha. Afinal depois dos 50, todo desafi é válido e o medo é só um lapso de tempo da mente afastada do Creador
    Faltam uns poucos dias para voltar, mas pelo que experimentei ontem, dirigir tá longe de ser possível, e 8 a 10h de escritório vão ser complicadas.

    Abraços em toda familia, porque este comentário já passou de uma cafézinho a uma térmica cheia!!

    ResponderEliminar
  7. Pois é cara Nouredini...De café em cafezinho isto virou banquete! Banquete de palavras gostosas como iguarias raras, servidas com o requinte de gente bem formada, bem informada como, de resto, aconselham os anos que já ofereceram à vida...Lamento seu sofrimento e rejubilo com sua superação e desejo, ardentemente, que rápidamente se veja devolvida a todos e a tudo o que lhe é querido!
    Abraço transatlantico...
    Zito

    ResponderEliminar
  8. Olá Mrvadaz, folgo em ve-lo, de novo, por aqui e só lhe digo que foi, para mim, um prazer "rever" as nossas queridas ilhas, recordando alguns dos mais felizes momentos da minha já longa vida...
    Abraço fraternal!
    Zito

    ResponderEliminar