Páginas

domingo, 15 de julho de 2012

PARA O MRVADAZ, C/ AMIZADE.- III..


A bem dizer, a Boavista é uma praia imensa, paradisíaca, inesperada e bela...Claro, conta a lenda que foi ali que nasceu a "Morna" e são da Boavista muitos dos melhores violistas caboverdianos de todos os tempos: tive a sorte de conhecer alguns! Diz-se que é, hoje, a mais turística de todas as ilhas de Cabo Verde, o que não é de espantar pois condições naturais não lhe faltam!


Impossivel é falar da ilha do Maio sem meter o queijo de cabra na conversa...Ainda recordamos os queijos antigos, em forma de cone, como se fossem "pães-de-açucar". Conhecemos pouco desta ilha mas, em 1968, ficámos deslumbrados com uma espécie de passe de mágica do Administrador, ex condiscipulo do Liceu... Pegando numa caneca de alumínio, levou-me pelo areal húmido da baixa-mar e, aí a uns cinco metros da rebentação quáse nula, covou a areia até que aparecesse água que, cuidadosamente, recolheu com a caneca...Foi a água "doce" mais fresca e saborosa que bebi até hoje!


 Quando, depois de trepar vários quilómetros por íngreme estrada se chega à Vila, compreende-se porque razão os fundadores lhe deram o nome de Nova-Sintra...Havia e, se calhar ainda haverá, mais flores na Brava do que, talvez, nas restantes ilhas...E moram lá as pessoas mais "morabes" que conheço, que falam o crioulo mais melódico das ilhas e cantam as mais belas mornas, frutos da inspiração de Tatai - Eugénio Tavares, o mais célebre bravense de todos...Difícil é encontrar na Brava alguém que não tenha, pelo menos, um familiar nos Estados Unidos, de onde chegam, com regularidade, os célebres "droma" (drum=tambor) com agasalhos e goluseimas e dezenas de bijutarias que, provavelmente, nunca ninguém usará...
Continua...

1 comentário:

  1. De passagem pelo Café Margoso e lamentando ter chegado após o cerrar das cortinas,resolvi passar aqui e fiquei encantada como descreveu este local.
    Deixo um abraço afetuoso e um convite para um cafézinho no meu recém criado blog cafeebolinho.blogspot.com
    votos de paz e harmonia
    nouredini

    ResponderEliminar