Páginas

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

FOTOMANIA...

Eu tinha para aí os meus 15 anos - era por volta de 1950 - e meu pai tinha comprado uma Kodak, tipo caixote, daquelas que se olhava de cima, através de uma lente, carregava-se num botão do lado direito e...click, tirava uma fotografia no tamanho de 6x6! O rolo da película era introduzido por debaixo da maquineta e, cada vez que tirava uma foto, havia que rodar a película para "bater" a  seguinte...O rolo era numerado de 1 a 12 e a máquina tinha um orifício na parte de trás, coberto a vidro, por onde tais números iam desfilando. Evitava-se, assim, sobrepor as exposições... com algumas excepções, claro!
Quando o rolo acabava, retirava-se com cuidado para a película não apanhar luz e, dentro da sua embalagem negra por dentro, levava-se a Nhô Djunga para revelar e fazer aquelas pequeninas "obras-de-arte" que cabíam na palma da mão...
Sessenta e tal anos passados, sobraram-me algumas, que hoje resolvi partilhar convosco...Espero que gostem!
Nota - A máquina fotográfica reproduzida acima é absolutamente igual à por mim usada...Bendita Wikipédia!







Sem comentários:

Enviar um comentário