OS PRINCIPAIS QUEIJOS PORTUGUESES
Serra da Estrela - É fabricado apenas com leite de ovelha e coagulado com infusão de flor de cardo.
A região tradicional da sua produção inclui os concelhos de Mangualde, Nelas, Carregal do Sal, Oliveira do Hospital, Tondela, Tábua, Seia, Penalva do Castelo, Gouveia, Celorico da Beira e Fornos de Algodres. O queijo produzido nas freguesias dos concelhos de Arganil, Guarda e Manteigas, limítrofes desta zona, apresentam caracteristicas muito semelhantes, podendo considerar-se como queijo da Serra.
Apresenta-se com duas consistências: amanteigado e curado. O amanteigado, que é o mais caracteristico (e o mais apreciado) tem uma época própria e relativamente curta de fabrico. Exige ambiente húmido, frio e ventilado. A casca é fina e lisa, podendo estalar e deixar escorrer a massa. Esta é levemente amarelada , untuosa e macia. O cheiro é característico mas pouco intenso. O formato é cilíndrico boleado e cada queijo pesa, em média, 1,5 a 2 quilos.
O curado apresenta características diferentes em casca, a massa endurece e torna-se quebradiça, intensificando-se o sabor e o cheiro. A cura processa-se em cerca de 90 dias, apresentando depois a casca uma cor amarela pálida. Com a cura, o boleado desaparece adquirindo o aspecto esquinado. - (Continua)
Sem comentários:
Enviar um comentário