Páginas

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

IN VINO VERITAS - (7) ...


REGIÕES DEMARCADAS
Vinhos Generosos - II
Madeira


O vinho foi uma das primeiras culturas introduzidas na ilha após o seu descobrimento. Em Câmara de Lobos situa-se a zona mais importante de vinhedos.
O Madeira é um vinho generoso, com uma graduação alcoólica entre os 18 e os  20 graus. Conforme as castas de onde procede, assim varias as suas caracteristicas organolépticas. Assim, o "Sercial" é um vinho seco, leve, de cor clara e perfume suave. O "Malvasia" +e muito doce, encorpado, cor escura e e perfume forte. Como tipos intermédios entre estes dois extremos, situam-se o "Vermelho" (mais próximo do Sercial) e o "Boal" (que se aproxima do Malvasia).
A designação "Solera", de grande tradição, pode ser associada ou não a uma data. São vinhos de determinada colheita, lotados com outros vinhos de acordo com certas regras, e desde que o produto apresente uma qualidade destacada.
O Madeira que, como todos os vinhos generosos, melhora com a idade, é dos que se conserva mais tempo, encontrando-se ainda hoje muitos vinhos que constituem verdadeiras preciosidades.

Sem comentários:

Enviar um comentário