Terá sido em 1872 que se publicou o primeiro jornal em Cabo Verde, na cidade da Praia, chamado "O Independente" numa primeira fase do jornalismo caboverdiano e que se estendeu até 1890. Nesta época surgiram outras publicações como O Correio de Cabo Verde, Echo de Cabo Verde, A Imprensa, A Justiça, O Protesto, O Povo Praiense e Praia, todos de carácter noticioso e politico. A partir de 1889 foram publicados quatro jornais no Mindelo: A Revista de Cabo Verde, A Opinião, O Espectro e Liberdade...Após a proclamação da Republica mais de 20 jornais foram publicados em Cabo Verde, incluindo folhas manuscritas dos estudantes do Seminário-Liceu de S.Nicolau e do Colégio Municipal de S.Vicente.
O jornal "O Popular" apareceu em 1914, em S.Vicente, e dele existe um único exemplar, na Biblioteca da Universidade de Coimbra.
Colaboração de
A.Mendes
A imprensa cabo-verdiana está muito bem tratada no livro do João Manuel Nobre de Oliveira "A Imprensa Cabo-Verdiana(1820-1925)", obra monumental e imprescindível para quem quer vasculhar os escritos jornalísticos do território. Está ali na estante e é um dos mais usados.
ResponderEliminarA mim, muito me tem servido "O "Futuro de Cabo Verde" nascido na Praia no ano anterior ao deste "Popular".
Reitero os parabéns por esta nova rubrica extremamente agradável para rato do biblioteca como eu sou.
Abraço a cheirar a traça,
Djack
Segundo julgo saber o Doutor Brito Semedo, autor do "Esquina do Tempo" fez a sua tese de doutoramento, precisamente no "Estudo da Imprensa Caboverdeana" sendo, portanto uma das maiores autoridades do arquipélago sobre o assunto.
ResponderEliminarBraça
Amendes
Obrigado a ambos, por razões idêticas e diferentes...
ResponderEliminar