Páginas

domingo, 24 de fevereiro de 2013

POEIRA DO TEMPO - 011 ...


O Edificio em 1920

 Poucos caboverdianos haverá que não conheçam este edifício erguido por detrás do Palácio do Governo (do Povo...) no Mindelo, Ilha de S.Vicente, Cabo Verde.
Foi construído por etapas a partir de 1859 e foi, sucessivamente, caserna militar, hospital, correios (até aos anos 1940) e Liceu (a partir de 1917)(1). Também serviu de residência do governador entre 1871 e 1874...

O Edifício em 1937

A praça situada frente ao edifício teve nomes bem diversos - Largo da Parada. Largo do Liceu, Pracinha dos Correios, Praça Dr. Roberto Duarte Silva e Praça do Zimbawe.
O Liceu, que começou por ser de D.Afonso Henriques, passou a Gil Eanes, depois Ludgero Lima e, ainda, Jorge Barbosa...Ao que parece é ou será em breve, um dos pólos da Universidade de Cabo Verde, uma funcionalidade à altura da História daquela escola e dos milhares de alunos que por ela passaram.
Zazevedo
Fonte - Blog Mindelo.info

-(1) - NOTA DA GERÊNCIA - Depois de publicado este "post" dois mui atentos camaradas - o J. Saial e o A. Mendes - avisaram que a data de 1917 como sendo a do começo das actividades liceais neste edifício estava enganada já que ela diz respeito ao início do ensino secudário em C.Verde mas no "palacete" do Senador Vera-Cruz, à Praça Nova...Adiantamos que  só em 1937 passou para o edifício do Liceu Gil Eanes, por detrás do Palácio...Erro de simpatia de que nos petenciamos, ao passo que agradecemos à visão aquilina dos nossos amigos a possibilidade de corrigir o erro sem perda de tempo!


5 comentários:

  1. Anotação:
    O liceu indicado na foto começou a funcionar com o nome de Gil Eanes em 1937 ( Decreto 28.229). Anteriormente. o Liceu com o nome de D. Henrique estava instalado ( 1917) no antigo edifício do Grémio /Rádio Barlavento, na Praça Nova.

    ResponderEliminar
  2. Erro, erro, só há um no post do Zito. É que ele chama Liceu ao Gil Eanes o que é um erro crasso, uma falha total, um descuido gigantesco. Liceu é que não era. O verdadeiro nome era UNIVERSIDADE Gil Eanes, devido aos seus mestres de alta craveira, quase todos cabo-verdianos. Quem de lá saía com o 7.º ano tinha mais sabedoria que alguns licenciados (e não poucos a tinham!). Infelizemente, só lá fiz o 1.º, o 2.º e o início do 3.º ano mas consegui bagagem de categoria que ainda hoje me serve. E não era muito estudioso nem tive grandes notas...

    Daí que das minhas muitas andanças universitárias, a mais sabe é de facto aquele princípio de licenciatura que fiz em pequeno.

    Qunto ao Zito, pela gravíssima falha, vou obrigá-lo a dormir uma semana seguida no sótão dos medos, lá por cima do sino.

    braça gileanesca,
    Djack

    ResponderEliminar
  3. Também andei neste Liceu, numa época um pouco diferente, e apesar de ter tido bons professores, tive uma professora de História, que eu com 11/12 anos, falava e escrevia melhor do que ela. Espero que tenha sido apenas uma excepção. Bjs :)

    ResponderEliminar
  4. AM - Exacto como,aliás, refere a nota da Gerência...
    JDjack - Desculpe o erro, amigo e sempre lhe digo que, na realidade, o LGE foi, para muitos dos lá passaram, como eu, a única Universidade que conheceram...
    Paula - Por isso, minha filha, os filósofos aconselham a dar, sempre, mais importancia à floresta do que à árvore...Beilinho!

    ResponderEliminar