Páginas

sexta-feira, 1 de março de 2013

NA POEIRA DO TEMPO - 014...

TALVEZ POUCA GENTE SAIBA QUE, ANTES DE EXISTIR A TAP, A CUF TEVE
UMA  "COMPANHIA DE TRANSPORTES AÉREOS" - A C.T.A.


Por escritura publica de 19 de Julho de 1945 é fundada a Companhia de Transportes Aéreos (CTA) com o capital de 5.000 contos e 14 sócios, destacando-se a CUF através da Sociedade Geral, Antonio Champalimaud, dois da família Mello, Dunk & Black, Lda. etc.
A frota, era constituída por um Percival Proctor e 3 De Havilland, um dos quais foi mais tarde adquirido pela Aeronáutica Militar e ainda hoje pode ser visto no Museu do Ar, em Alverca.



Mais tarde foram adquiridos dois Douglas C-47 à Força Aérea dos Estados Unidos tendo a sua adaptação à aviação civil sido levada a efeito pelo pessoal da Metalomecanica da CUF...
Só que o Governo, na pessoa do então Secretário de Estado da Aeronáutica Civil, Humberto Delgado, decidiu que devia ser o Estado a conduzir os interesses da aviação civil, talvez porque a CTA estava nas mãos de privados, criando, então, a TAP...
A linha Lisboa-Porto-Lisboa da CTA foi suspensa em 1947 e a empresa liquidada em 1949...Teve uma vida efémera mas existiu!
Fonte
No Tempo dos Araújos

1 comentário:

  1. Nunca me passou pela "cuca" semelhante e interessante história...

    Já agora, uma outra curiosidade:

    ..." A primeira referência na história da aviação portuguesa sucedeu no dia 20 de Junho de 1540 (!), onde o sapateiro João Torto saltou da torre da SÉ de Viseu com um engenho construído por si numa tentativa falhada para alcançar o céu..."

    * Pelos visto... deu pr'a Torto!
    Bom Fim de Semana e bons voos.

    ResponderEliminar