Páginas

sábado, 20 de abril de 2013

OS LIMITES DA ESPPECULAÇÃO...


Cada vez que, num restaurante de 2ª ou 3ª classe, V. consumir uma daquelas forminhas de manteiga (10 gramas), vai pagar, no mínimo, €0.95 - sendo 6o cêntimos da manteiga e 35 cêntimos do pão..
Quer isto dizer que o restaurante lhe está a vender manteiga a €60,00 o quilo, preço da lagosta nacional em ano de abundância...
Se a simples menção do preço é motivo de alguma revolta, imagine se lhe disser que a Makro vende essas mesmas forminhas de manteiga a 8 cêntimos, cada...Uma pessoa fica de se mandar ao ar, ao constatar que, em época de crise generalizada, há quem pratique taxas de lucro da ordem dos 650%!!!
Claro que toda a gente sabe que a restauração vai buscar as suas maiores margens de comercialização, não aos alimentos que fornece mas sim aos extras, como o pão, manteiga, queijos frescos e secos, patês, azeitonas, presunto e outros fumados,  vinhos, refrigerantes, sobremesas, cafés, digestivos, etc., mas, que diabo, será que não há metas para os preços livres que ultrapassem as fronteiras da especulação?

1 comentário:

  1. Numa terran simpaàtica de gente idem-idem, a cobrança do pão, das azeitoninhas e da manteiga, produtos que não são importados porque são bem nossos, é o cùmulo da... antipatia.
    A cada vez que vizito a capital e que posso entreter-me com o pessoal da restauração sito os comentàrios dos estrangeiros sobre este costume. E sempre recebo um sorriso... cinzento à laia de resposta.

    ResponderEliminar