sábado, 20 de abril de 2013

OS LIMITES DA ESPPECULAÇÃO...


Cada vez que, num restaurante de 2ª ou 3ª classe, V. consumir uma daquelas forminhas de manteiga (10 gramas), vai pagar, no mínimo, €0.95 - sendo 6o cêntimos da manteiga e 35 cêntimos do pão..
Quer isto dizer que o restaurante lhe está a vender manteiga a €60,00 o quilo, preço da lagosta nacional em ano de abundância...
Se a simples menção do preço é motivo de alguma revolta, imagine se lhe disser que a Makro vende essas mesmas forminhas de manteiga a 8 cêntimos, cada...Uma pessoa fica de se mandar ao ar, ao constatar que, em época de crise generalizada, há quem pratique taxas de lucro da ordem dos 650%!!!
Claro que toda a gente sabe que a restauração vai buscar as suas maiores margens de comercialização, não aos alimentos que fornece mas sim aos extras, como o pão, manteiga, queijos frescos e secos, patês, azeitonas, presunto e outros fumados,  vinhos, refrigerantes, sobremesas, cafés, digestivos, etc., mas, que diabo, será que não há metas para os preços livres que ultrapassem as fronteiras da especulação?

1 comentário:

  1. Numa terran simpaàtica de gente idem-idem, a cobrança do pão, das azeitoninhas e da manteiga, produtos que não são importados porque são bem nossos, é o cùmulo da... antipatia.
    A cada vez que vizito a capital e que posso entreter-me com o pessoal da restauração sito os comentàrios dos estrangeiros sobre este costume. E sempre recebo um sorriso... cinzento à laia de resposta.

    ResponderEliminar