Páginas

sábado, 18 de maio de 2013

OS QUINDINS DE YAYÁ ...


Eu era ainda menino e moço, dando meus primeiros passos na rádio, em S.Vicente de Cabo Verde quando ouvi, pela primeira vez, um samba que dava pelo nome de "Os Quindins de Yayá" que, vá-se lá saber porquê, se quedou morando na minha memória melódica, mau grado o facto de eu desconhecer o significado de "quindim"...
Quando, algum tempo atrás, um restaurante que frequento com alguma assiduidade, apresentou, na lista de sobremesas "Quindim de Coco", o samba zumbiu na minha cabeça enquanto eu exultava na perspectiva de, finalmente, ir conhecer os meus "conhecidos" quindins de Yayá...
O que eu degustei era macio, dôce, fresquinho e com um sabor a coco divinal e, se eu não conhecesse o nome original, diria que se tratava de "uma tarte de coco"...Hoje, comi, de novo!
.Não sei se estes são os quindins que Yayá vendia e, em vez de ir procurar na Net, vou ficar à espera que as minhas amigas de Terras de Santa Cruz, do lado de lá do nosso casulo intelectual me esclareçam...Depois, eu posso explicar o que é um "Pastel de Nata"!

6 comentários:

  1. O Zé Carioca e o Pato Donald podem dar uma ajuda...

    http://www.youtube.com/watch?v=v8VC0AaabjQ

    ResponderEliminar
  2. Mas abstraindo a stóra deste post, a visita ao ARROZ tonou-se muito mais apetitosa. A propósito, que cidade é aquela? ahahahahaha

    Braça com luxo de iamgem,
    Djack

    ResponderEliminar
  3. Meu amigo, há coisas que requerem um "serviço" personalizado, motivo porque espero o contacto cálido das nossas amigas brasilianas...
    A cidade, se bem me lembro, quase que me viu nascer e por muitos mais anos que viva, jamais vou perdoar aos que me forçaram a abandoná-la...
    Mais de 90% das gralhas seríam ignoradas se não fossem rectificadas...Aprendi isto na rádio!

    ResponderEliminar
  4. Meu querido, amigo,

    Este é mesmo um quimdim. Pode ser assim grande e servido em fatias ou pequeninos feitis em forminhas individuais.
    Os quindins também refere-se a ser querido, gostado, preferido de alguém. Os quindins de Zito são seus netos, por exemplo.
    É um doce mais parecido com os portugueses, não fosse o coco. Leva muia gema de ovo e muio açúcar.
    Coisas dos fios d'ovos que nos une...rsrs
    Desculpe-me a demora tinha pulado este post. Fiquei inebriada com a boa vista.
    Abraços amigos

    ResponderEliminar
  5. Era o que eu pensava e, de resto, não resisti uma mirada na Net, onde dei com um filme da Disney romanceando o samba, com Zé Carioca & Cia. <quase tão saboroso como o quindim, quente ou frio...
    Muitos quindins p'rocê!

    ResponderEliminar