Páginas

sexta-feira, 26 de julho de 2013

(5648) - "COZIDO" PARA O DJACK...



O Djack sentiu-se marginalizado com a minha (da Madeira...) receita de cavalas escaladas para o Valdemar...Para compensar, fui a S.Miguel, às Furnas, e trouxe o magnífico cozido dos Açores,  que até leva batata-doce, mandioca e inhame, o que lhe confere um distinto toque africano...Bom apetite!

5 comentários:

  1. Aprovado e Zito desculpado!
    Assim, sim!!!

    E já comi um, mas não o standard para turista, em restaurante fúrnico. Comi um levado da casa onde os meus pais estiveram por um ano em São Miguel (pai estava na sua última comissão, numa capitania de novo, embora não como patrão-mor), com todos os ingredientes metidos em gigantesca panela embrulhada num lençolinho branco.

    Chegados às "Fiurnas", um empregado do município meteu o embrulho descido por corda no buraco onde cozeu durante umas seis horas. Saído, estava sem líquidos e com odor a enxofre que não parecia do Inferno mas do Paraíso.

    Braça à la portugaise,
    Djack

    ResponderEliminar
  2. Eu comi o meu na casa de verão da familia Gago da Cânmara, mas Furnas e acabou o repasto com um pudim de café de que aínda sinto o aroma...
    Grande barrigada, meu!
    Braça com mesa farta
    Zito

    ResponderEliminar
  3. Sim, ali há várias casas de veraneio. Foi perto da da família Canto que o patriarca do nome fez uma capela neo-gótica em honra da esposa (como promessa cumprida em virtude de doença que não avitimou) e dedicada a Nossa Senhora das Vitórias. Estão ambos lá sepultados.

    Vi-a de perto mas não a visitei interiormente.

    Braça com sinos a tocar,
    Djack

    ResponderEliminar
  4. Prato fabuloso de lhas que sonho visitar sobretudo desde que soube ter o meu bisavô paterno, José Joaquim Pereira (madeirense), ter tido uma açoriana como esposa (a 1a.). Depois porque um ilhéu não pensa em outra coisa.
    Tive a sorte de percorrer a Madeira na companhia da minha irmã Edna e do meu mano Jorge e esposa; tinhamos um guia extraordinàrio e, sem saber, fez-nos visitar lugares com nomes das nossas ilhas ou nossas cidades.
    Bocês dôs li, parem com essa brincadeira de dar sodade aos que estão na terra longe. E hoje é sàbado...

    ResponderEliminar
  5. Recomendo, vivamente, uma visita a S.Jorge, a Ilha Verde, um espectáculo de abundancia vegetal...Não esquecer as Furnas e a Lagoa das Sete Cidades, dois polos de beleza antagónica de cortar a respiração...´Tmmbém recomendo os Bifes do Lombo, com malaguetas e "flambeados" com aguardente - um manjar divino!
    Braça com água na boca,
    Zito

    ResponderEliminar