Páginas

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

(5863) - CARGUEIRO DE CABO VERDE DESAPARECIDO...

Cargueiro cabo-verdiano desaparecido há uma semana ainda por localizar, mas buscas prosseguem

Em declarações à televisão pública cabo-verdiana TCV, o capitão de Portos de Barlavento de Cabo Verde, Manuel Claudino Monteiro, garantiu que as buscas não vão ser suspensas, admitindo, porém, que "já não se justifica" um plano de ação de busca marítima com recurso a meios nacionais e estrangeiros.
"Iremos continuar a transmitir mensagens e alertas de segurança, mesmo por via satélite, para tentar localizar o navio", indicou, lembrando que o "Roterdão" saiu domingo à noite do porto da Cidade da Praia (ilha de Santiago) com destino a Sal Rei (Boavista), viagem de cerca de 12 horas, estando desaparecido desde estão.
Manuel Claudino Monteiro, recusando entrar em especulações sobre se o cargueiro, com seis tripulantes, estaria com carga a mais numa das noites em que o arquipélago foi assolado pela tempestade tropical "Humberto", referiu que o P3 Orion percorreu sábado a zona norte do arquipélago sem encontrar vestígios do navio.
O facto de a embarcação não ter emitido nenhum alerta dificulta as ações de busca, admitiu o capitão, para quem a maior dificuldade é não conhecer a última posição do navio, por não ter sido emitido nenhuma chamada ou pedido de socorro.
"Foram analisadas já todas as probabilidades técnicas e todas as informações, tanto de familiares como de outras pessoas, para tentar encontrar o navio e os seus seis tripulantes", salientou.
Até sábado, a Guarda Costeira cabo-verdiana, com o apoio de aeronaves nacionais e portuguesa, percorreu uma área de 30 mil milhas, ao mesmo tempo que todas as embarcações nas proximidades foram colocadas de sobreaviso.
Segundo as autoridades portuárias, o navio saiu do porto da Cidade da Praia para o de Sal Rei, o que pressupõe que tê-lo-ia feito em situação legal, isto é, com as condições mínimas de segurança.
O "Roterdão", inicialmente concebido para a atividade pesqueira e, mais tarde, modificado para cargueiro, está a ser alvo de buscas pelas autoridades cabo-verdianas, com o apoio da Força Aérea portuguesa desde terça-feira

JSD // PJA
Lusa/Fim
Agência Lusa
 

1 comentário: