Páginas

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

(5898) - ONDE VÃO MORRER OS ELEFANTES...

 
Desde que conheci estas autênticas maravilhas da natureza que me habituei a ouvir a versão de que haveria uma espécie de santuário para onde os elefantes se encaminhariam quando estavam prestes a morrer...Até me recordo de ver um filme americano sobre o assunto, que terminava com a descoberta do tal cemitério destes paquidermes com centenas de ossadas e, claro, milhões de dólares...de marfim!
Existem diversas explicações para esta espécie de mito sobre a morte dos elefantes sendo a mais credível a que nos remete para problemas que decorrem da velhice dos animais, nomeadamente, a degradação da sua dentadura...Esta circunstancia, leva os elefantes a distanciarem-se das zonas habituais onde se alimentam da folhagem das árvores para locais pantanosos onde abunda a água e plantas de folhagem bem mais macia. Acabam por ali viver o resto dos seus dias e terá sido a concentração de ossadas descobertas em locais destes que terá dado origem ao mito do cemitério universal destes enormes mamíferos.
Acrescente-se que os elefantes tem, perante a morte de um deles, uma atitude de quase reverencia, costumando reunir-se em volta do corpo do animal morto tocando-o com as trombas como se lhe prestassem uma última homenagem. E, se se mostram  compadecidos com algum ferido, amparando-o, inclusivamente, para que possa acompanha-los nas suas deambulações em busca de alimento, são cruelmente indiferentes aos elefantes velhos que por falta de forças vão ficando cada  vez mais longe do grupo até se transformarem em solitários, provávelmente em busca das tais terras pantanosas.
Para tanto, ser-lhes-á, certamente, valioso, o seu potente faro que detecta água a 20 quilómetros de distância...
 
 
 


3 comentários:

  1. Pois, ainda não sabemos tudo sobre o que designamos por irracionalidade dos animais. Talvez até o termo se prenda apenas aos rígidos parâmetros com que deciframos e classificamos a nossa humana racionalidade. Além disso, até que ponto é lícito supor que os animais são desprovidos de emoções e pulsões afectivas? Como nos diz o Zito, os elefantes mostram sentido gregário e um aparente respeito e compaixão perante o mistério da morte. Aquilo que achamos ser exclusivo do homem pode um dia vir a ser destronado como evidência absoluta. São várias as provas de que os animais possuem sentimentos no fundo da sua irracionalidade.

    ResponderEliminar
  2. Creio que a chamada irracionalidade dos animais decorre mais da nosssa incapacidade de os entendermos...No caso deste paquiderme, por exemplo, o que se poderá esperar de um cérebro de mais de quatro quilos de pêso?

    ResponderEliminar
  3. Acabou-se a minha fantasia. Eu já ia começar a andar para o meu canitnho final......rsrsrs

    ResponderEliminar