Ninhos de Tartaruga Verde localizados pela primeira vez em Cabo Verde 01 Outubro 2013
A ONG SOS Tartarugas acredita ter encontrado, na ilha do Sal, rastros e ninhos da Tartaruga verde, uma espécie que se acreditava não existir no nosso país. Nos seus seis anos de actividade apenas rastros e ninhos da tartaruga Caretta Caretta (tartaruga- cabeçuda) foram localizados no arquipélago. Mas este ano rastros completamente diferentes apareceram na Costa Fragata e devem pertencer à Tartaruga Verde.
Há seis anos que a SOS Tartarugas recolhe dados e informação sobre tartarugas desovantes em Cabo Verde, mas até à data apenas rastos de tartaruga–cabeçuda (Caretta caretta) têm sido vistos. No entanto, este ano foi localizada uma área do ninho muito maior do que o normal, o padrão e o tamanho do rastro levaram a equipa a crer que se trata de um ninho de tartaruga verde (Chelonia mydas).
As tartarugas verdes são maiores do que as cabeçudas, bem como os seus ninhos e ovos. Segundo a ONG, o ninho corria risco de inundação, por estar muito perto da linha de maré alta, pelo que os ovos foram transportados para a incubadora. Esta situação também permitiu à SOS Tartarugas pesar e medir os ovos, que tem em média cerca de 47 mm, enquanto os da tartaruga cabeçuda possuem cerca de 41 mm. Também o número de ovos encontrado neste ninho (166) foi superior comparativamente ao número médio de ovos por ninho de tartaruga-cabeçuda (80-120).
“Este tem sido um ano extraordinário para as Tartarugas verdes, de acordo com alguns relatórios, e esta expansão aparente do seu habitat pode ser de grande interesse para os cientistas de todo o mundo, para além de consolidar a importância de Cabo Verde como sítio de desova”, diz Berta Renom, da SOS Tartarugas. O ninho deverá eclodir a 20 de Outubro.
Fonte - A Semana online.

Booooooaaaaaasssss nnnoootttttííííccccciiiiiaaassss, muuuuiiiitttooo llllennnntttttaasssss mmmaasss mmmuuuiiiito annnnimmmadorasssss.
ResponderEliminarBraça com muuuito vagar,
Djjaaaaccckkkk
Isso é eco ou gaguês?
ResponderEliminarÉ lentidão tartarugal, obviamente...
ResponderEliminarMas estas, segundo parece, são marinhas e nadam muito bem...Ah!Ah!Ah!
ResponderEliminarÉ uma notícia de interesse científico que importa ir acompanhando.
ResponderEliminar